Com alegria e gratidão, a Igreja no Brasil recebeu nesta sexta-feira (7) a notícia da nomeação de dom Júlio Endi Akamine como arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará. A decisão do Papa Francisco atende ao pedido do atual arcebispo, dom Alberto Taveira Corrêa, que contará com o apoio de dom Júlio na missão de pastorear essa importante porção do povo de Deus.
Leia MaisEntrevista: Dom Júlio Endi Akamine fala sobre ideologia de gêneroDom Júlio, que até então exercia o ministério como arcebispo metropolitano de Sorocaba (SP), também preside o regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abrangendo todo o estado de São Paulo. Em reconhecimento ao seu trabalho, a presidência da CNBB enviou uma saudação especial, expressando alegria pela nova missão e gratidão pelo serviço prestado à Igreja no Brasil.
“Foi com alegria e satisfação que recebemos a notícia de sua nomeação. Alegramo-nos com dom Alberto Taveira Corrêa, que poderá contar com seu apoio fraterno no pastoreio do povo de Belém”, diz a mensagem assinada pelo presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler, e pelos demais membros da presidência. A nota também destaca o agradecimento pelo seu trabalho na Comissão Episcopal para a Cultura e Educação e na Pastoral da Educação, além da dedicação ao regional Sul 1 da CNBB.
A nova missão de dom Júlio ocorre em um tempo significativo, durante a Quaresma, momento de reflexão, oração e renovação do compromisso cristão. A CNBB desejou que essa transição seja abençoada e guiada por Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Arquidiocese de Belém.
Natural de Garça (SP), dom Júlio nasceu em 30 de novembro de 1962 e ingressou na Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em 1975. Foi ordenado sacerdote em 1988 e dedicou-se à formação de novos religiosos, ao ensino da teologia e à administração pastoral em diversas funções no Brasil e no exterior.
Com mestrado e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, atuou como professor no Studium Theologicum, em Curitiba (PR), lecionando disciplinas fundamentais para a formação sacerdotal. Foi também reitor provincial dos Palotinos em São Paulo e desempenhou diversas funções pastorais, incluindo a assessoria da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib).
Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, tornando-se vigário episcopal da Região Lapa. Seu lema episcopal, “Bonum Facientes Infatigabiles” (Não vos canseis de fazer o bem), reflete sua dedicação incansável à Igreja. Já em 2016, foi escolhido pelo Papa Francisco para ser o arcebispo metropolitano de Sorocaba, conduzindo essa Igreja particular com zelo pastoral e compromisso missionário.
A nomeação de dom Júlio para Belém representa um novo capítulo em sua trajetória episcopal. A Igreja no Pará recebe um pastor experiente e comprometido com a evangelização, enquanto a Arquidiocese de Sorocaba e o regional Sul 1 expressam gratidão pelos anos de serviço dedicado.
Que Nossa Senhora de Nazaré ilumine os passos de dom Júlio nesta nova etapa de sua missão, conduzindo-o a um ministério fecundo e abençoado junto ao povo paraense!
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.