Leia MaisPapa Francisco: “Trigo da Ucrânia não pode virar arma de guerra”Papa Francisco reza oração global por paz na Ucrânia e no mundoGuardião das chaves do Vaticano leva turistas para passeio exclusivo e gratuito
A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), uma atividade promovida no Brasil pelo Conselho Nacional de Igrejas (CONIC), acontece de 31 de maio a 5 de junho e o tema, baseado no Evangelho de Mateus, é “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”.
Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.
No hemisfério Norte, o período tradicional é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.
No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes, como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926, que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja.
No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.
Todos os anos, os subsídios da SOUC abordam temas transversais à própria Semana. Nessas oportunidades, são incluídas discussões sobre direitos humanos, respeito às diversidades, inclusão de minorias, ações sociais, entre outros.
Neste ano, a SOUC, além de tratar a temática do ecumenismo, refletirá sobre o flagelo da guerra, os embargos econômicos e a perseguição a povos inteiros, como é o caso dos bahá’ís (no Irã), dos curdos e dos palestinos.
Um padre pode ser cerimoniário durante a Santa Missa?
Um padre pode ser cerimoniário ou exercer outras funções na Missa? Entenda o que a Igreja orienta sobre os serviços e ministérios na celebração eucarística!
Como usar a IA sem deixar de lado as relações humanas?
Evangelizar Summit 2026 reúne especialistas em tecnologia para discutir como a inteligência artificial pode contribuir com a missão evangelizadora. Confira!
Basílica de São João de Latrão guarda relíquias históricas
A Basílica de São João de Latrão, em Roma, conserva relíquias associadas aos apóstolos Pedro e Paulo, além de um objeto ligado à Última Ceia de Jesus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.