Notícias

Perseguições contra os povos são tema da Semana de Oração pela Unidade Cristã

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana

Escrito por Guilherme Gomes

01 JUN 2022 - 16H01 (Atualizada em 02 JUN 2022 - 07H45)

Gift Habeshaw / Pexels

Leia MaisPapa Francisco: “Trigo da Ucrânia não pode virar arma de guerra”Papa Francisco reza oração global por paz na Ucrânia e no mundoGuardião das chaves do Vaticano leva turistas para passeio exclusivo e gratuito

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), uma atividade promovida no Brasil pelo Conselho Nacional de Igrejas (CONIC), acontece de 31 de maio a 5 de junho e o tema, baseado no Evangelho de Mateus, é “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”.

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério Norte, o período tradicional é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes, como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926, que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja.

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Todos os anos, os subsídios da SOUC abordam temas transversais à própria Semana. Nessas oportunidades, são incluídas discussões sobre direitos humanos, respeito às diversidades, inclusão de minorias, ações sociais, entre outros.

Neste ano, a SOUC, além de tratar a temática do ecumenismo, refletirá sobre o flagelo da guerra, os embargos econômicos e a perseguição a povos inteiros, como é o caso dos bahá’ís (no Irã), dos curdos e dos palestinos.

.:: Clique aqui para ler a oração oficial da SOUC de 2022

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...