Na Semana do Meio Ambiente, o A12 busca trazer conteúdos que conectam a fé e a causa ambiental. Neste ano, com ainda mais destaque, celebramos os 10 anos da Laudato Si’, a encíclica do Papa Francisco, que propõe um novo paradigma de cuidado com a Casa Comum.
A Aliança de Misericórdia, movimento eclesial fundado no ano 2000, em São Paulo, pelo Padre João Henrique, Padre Antonello e a leiga consagrada Maria Paola, tem como missão acolher e evangelizar os mais necessitados, inspirando-se na passagem bíblica de Lucas:
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu, enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres…” (Lc 4, 18–19)
Com isso, na comunidade nasceu o projeto ecológico e de fé Cidade Rahamim. A ‘cidade’ fica localizada em um terreno de 630 mil m², no município de Salto (SP).
Com um nome que significa “misericórdia” em hebraico, ainda está em construção, mas já em funcionamento, e tem como objetivo ser modelo vivo de ecologia integral, conceito central da encíclica Papal.
Com inspiração na fraternidade e na conversão ecológica propostas por Francisco, a iniciativa visa reconstruir a dignidade humana e restaurar a relação entre o ser humano, a natureza e Deus.
O Portal A12 conversou com o Padre Douglas Soares, da Aliança de Misericórdia, que atualmente reside na Cidade Rahamim. Segundo ele, a ideia do projeto surgiu em consequência do carisma que Deus confiou à comunidade, de testemunhar o amor de Deus.
“Nós temos nossas casas de acolhida, mas depois que acaba o caminho, que hoje de um ano e dois meses, essas pessoas precisam reconstruir suas vidas. Porém, muitos enfrentam muitas dificuldades e entendemos que algumas não têm condições de viver fora de uma comunidade, mas também não serão consagrados como nós. Então, um dos fundadores pensou: 'Nós precisamos de uma cidade, um lugar que seja para esses, que podem viver em comunidade, cada um tendo sua autonomia'. (…) Alguns trabalham fora e moram aqui, outros trabalham dentro do projeto mesmo”, explicou.
A cidade já conta com 17 mil árvores plantadas, 260 mil m² de área verde preservada e a recuperação de uma nascente de água, tornando-se um exemplo de regeneração ambiental ativa.
Um dos destaques do projeto é a “Casa Ecológica Modelo”, com projeto da arquiteta italiana Paola Ponti, construída com materiais sustentáveis como tijolo ecológico, taipa de pilão e pau a pique, além de energia solar, telhado verde e sistema de biodigestão.
Mais do que moradias, são espaços de formação: qualquer pessoa pode aprender a construir, promovendo inclusão produtiva, inclusive para mulheres e pessoas com pouca ou nenhuma experiência em construção civil.

Ele ainda destacou que o projeto só está no início:
“Esse projeto representa pra nós um sinal de esperança. Eu acho que é o principal ponto: a Laudato Si’ fala dessa Casa Comum. (...) Ao construir uma casa e um espaço que é ecológico, a gente volta a contemplar o belo e, do belo, a gente vai despertando as coisas que realmente são boas e que não são prejudiciais a nós. As pessoas acabam confundindo muito o prazer com o bem. Nem tudo que dá prazer faz bem. Essa oportunidade de tocar a comunidade, a caridade, ter aqui uma Casa Comum, onde buscamos recursos juntos, onde vivemos de maneira ecológica no máximo possível, nos ajuda a entender isso: Qual é o bem comum que Deus quer de nós? Para nós, a representação desse projeto é a esperança de tempos melhores.”
Padre Douglas Soares
.:: Conheça as iniciativas ambientais do Santuário Nacional de Aparecida
Fonte: Aliança de Misericórdia
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.