Neste ano de 2025, a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, completa dez anos. Publicado em 24 de maio de 2015, o documento ecoou mundialmente com seu apelo por uma ecologia integral, reforçando que “tudo está interligado” e chamando todos — crentes ou não — a repensar a relação com a natureza, com os outros e com Deus.
Leia Mais CNBB lança roteiro ecumênico de Páscoa para as EscolasA criação de Deus: um dom transmitido de geração em geraçãoNeste mesmo ano de 2025, a Campanha da Fraternidade (CF) propõe como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), aprofundando ainda mais esse chamado à conversão ecológica.
Na encíclica, Francisco propõe uma visão ampla da crise ecológica, que envolve não apenas questões ambientais, mas também sociais, espirituais e econômicas.
Ao denunciar o modelo de desenvolvimento predatório e o descarte dos mais pobres, o Papa convoca cada pessoa e instituição a assumir responsabilidades no cuidado da Casa Comum. A Laudato Si’ também resgata a dimensão contemplativa da criação, inspirada na espiritualidade de São Francisco de Assis, e convida à educação ecológica como caminho para a transformação do mundo.

É nesse contexto que a Rede Concepcionista de Ensino preparou a nova edição de sua Agenda Escolar para 2025, uma iniciativa que, desde 1992, une espiritualidade e formação humana a partir dos temas propostos pela CNBB para a Campanha da Fraternidade.
Em 2025, a agenda também se inspira diretamente na Laudato Si’ e no Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, que completa 800 anos, oferecendo aos alunos e educadores uma vivência concreta da ecologia integral. Cada mês traz trechos dessas duas obras, promovendo a reflexão sobre o cuidado com a criação e a nossa interdependência com todas as formas de vida.
A árvore Samaúma — símbolo amazônico de conexão e força — foi escolhida como imagem central do projeto, representando o tema “Tudo está interligado!”. A partir das funções dessa árvore, a agenda propõe desafios mensais, o “Dia D” e a “Trilha da Ecologia Integral”, com um passaporte que acompanha o engajamento dos alunos em ações sustentáveis.
Na coordenação do processo está Irmã Sarah Reis, do Setor Missão da Província Concepcionista do Brasil:
“Queremos viver em fidelidade ao Evangelho e educar para o compromisso com o projeto de Jesus: ‘que todos tenham vida, e a tenham em abundância’. A agenda é uma das formas de dar voz a esse apelo.”
Edenilson Gonçalves, designer gráfico responsável pela produção visual do projeto, compartilhou conosco um dos aprendizados mais profundos dessa edição:
“Nós também somos natureza. Ela não está fora de nós”.
A partir dessa compreensão, ele criou o logotipo da agenda como a raiz de uma árvore que se assemelha à nossa impressão digital — uma metáfora potente sobre a identidade humana ligada à criação.

Maria Amélia Fernandes, professora de Ensino Religioso do Colégio Maria Imaculada e assessora de Pastoral da Rede, também integrou a equipe do projeto. Ela nos lembra que a agenda tem sido, ao longo dos anos, um canal de evangelização em sintonia com o chamado do Papa Francisco para uma Igreja em saída e com os princípios do Pacto Educativo Global:
“É bonito ver como as crianças se engajam, como as famílias participam e como nossos colégios criam experiências significativas a partir dos desafios mensais”, afirmou.
Como alguém que também participa da concepção e do desenvolvimento da agenda, eu, Mariana, posso dizer que é um prazer imenso fazer parte de um projeto responsável por impactar tantas vidas e gerações. Não há satisfação maior do que ver Irmãs, estudantes, famílias, professores e colaboradores unidos por um mesmo propósito, em uma verdadeira corrente do bem.
A cada edição, renovamos a expectativa: desde a escolha do tema até a forma como ele será vivido nas salas de aula, nos pátios, nas famílias. É um convite contínuo para ampliar horizontes, aprofundar o olhar e transformar visões de mundo.

Sobre a Rede Concepcionista de Ensino:
A Rede Concepcionista de Ensino é composta por colégios católicos da Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, fundada em 1892 por Santa Carmen Sallés, na Espanha.
No Brasil, desde 1912, a Rede conta hoje com sete colégios e três obras sociais em diferentes estados, além da presença em 16 países.
Você sabia que se arrepender também é considerado ser forte?
Livro “Da culpa ao arrependimento”, de René Dentz, investiga a coragem investida no ato de se arrepender e que age de forma transformadora na vida
Comissão Petrocchi publica relatório sobre o diaconato feminino
Relatório da Comissão Petrocchi apresenta conclusões sobre o diaconato feminino e a atuação das mulheres na vida e na missão da Igreja.
Carlo Acutis, Frassati e mais: relembre as canonizações do ano!
Portal A12 faz retrospectiva das principais notícias da Igreja no mundo em 2025. Nesta 1ª matéria, recorde a vocação dos santos canonizados pelo Papa Leão XIV
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.