Notícias

Religiosos pedem orações e solidariedade ao Rio Grande do Sul

Continuemos em oração e sempre divulgando informações para que mantimentos e doações sejam destinados às vítimas das enchentes

Escrito por Alberto Andrade

06 MAI 2024 - 16H25 (Atualizada em 07 MAI 2024 - 09H41)

Prefeitura de Canoas

As chuvas que tiveram início no dia 27 de abril já afetaram 345 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul. 

De acordo com o balanço da Defesa Civil, até esta segunda-feira (6), 83 pessoas morreram, 111 estão desaparecidas e 276 ficaram feridas. Além desses números, mais de 141 mil pessoas estão fora de casa, sendo mais de 19 mil em abrigos e outras 121 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta vermelho para tempestades na região sudeste do estado. O alerta é válido até o meio-dia da próxima terça-feira (7). Segundo o Inmet, a previsão é de acumulados de chuva superiores a 100 milímetros por dia, além de ventos de mais de 100 km/h e queda de granizo.

Além do Papa Francisco, que pediu neste domingo (5) para todo o povo cristão rezar pela população afetada pela grande inundação, religiosos locais relatam a situação e pedem a todo instante que, em casa, em nossas orações particulares e nas Santas Missas, rezemos para que as famílias possam receber ajuda e que a situação, aos poucos, se normalize.

Um desses testemunhos é o do Padre Leonardo Inácio Pereira, vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul (RS).

“Nós, como Igreja, abrimos os salões paroquiais de muitas comunidades, em parceria com as entidades de Caxias, para podermos ajudar estas vítimas. Com espírito fraterno, abrimos nossas igrejas, bem como o ginásio do seminário diocesano Nossa Senhora Aparecida, como um depósito para receber o material necessário para sobreviver. Contamos com sua colaboração, Deus abençoe!

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também tem se demonstrado próximo aos paroquianos de todo o Estado:

Nós teremos dias muito difíceis pela frente. A água vai demorar pra descer e, junto com isso, a preocupação com o atendimento a todas essas pessoas. Não sabemos por quanto tempo isso se fará necessário, mas também à medida que a água vai entrando na Lagoa dos Patos, nós teremos toda a região de Pelotas e de Rio Grande, que provavelmente serão também atingidas de uma forma toda particular por essas águas”.

Prefeitura de Canoas
Prefeitura de Canoas

Em artigo publicado pelo site Vatican News, o Arcebispo ressalta que, assim como todo o planeta, este cenário é uma oportunidade para esquecer diferenças, empenhar esforços para atender ao maior número possível dos flagelados e pedir a intercessão de Nossa Senhora.

Correios recebem doações para as vítimas das chuvas

A união dos setores empresarial, financeiro, comercial, político, de ONGs e Igrejas, em sintonia com o Poder Público, pode oferecer um show de solidariedade e eficiência. O empenho para promover a solidariedade, sobretudo neste momento trágico de nossa história, nos ajude a compreender a urgência de fomentar uma cultura que favoreça a vida para todos e a aprofundar, em nossas consciências, o sentido de pertença comum e de autêntica reciprocidade. Nossa querida padroeira da Arquidiocese, a Mãe de Deus, com tantos outros nossos santos e santas padroeiros de comunidades eclesiais, continuem intercedendo ao Senhor do Universo para que escute nossas preces”.

Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria (RS), em artigo no site da CNBB, disse que este é o momento para criar laços de solidariedade e amizade social, pois podemos estar ilhados, mas não isolados.

“Enfrentemos, irmãos e irmãs, mais essa provação. Deus está conosco. Isso passará, iremos superar. Mas, desde já, colhamos os frutos bons desse momento. Sempre há uma luminosidade sideral em meio à noite escura. Recordo aqui tantas instituições governamentais, militares e civis dedicadas na defesa da vida nesse momento. Recordo as nossas comunidades paroquiais de portas abertas para acolher os desabrigados, alimentar os que perderam tudo, para atender as necessidades que emergem. Como bem diz o Papa Francisco: somos comunidades que parecem Hospital de Campanha, que socorre imediatamente quem precisa”.

Vatican Media
Vatican Media


.:: Quem desejar contribuir financeiramente, pode fazer diretamente pelo PIX 33685686001041 (CNPJ), em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3. Outra opção é através da Cáritas Brasileira, através do PIX 33654419.0010-07 (CNPJ) ou por depósito bancário para: Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...