Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Seguir uma vocação é chato? 4 histórias provam o contrário!

Engana-se quem pensa que vocação é tedioso, muito pelo contrário, é muito transformador!

Escrito por Beatriz Nery

11 AGO 2025 - 14H17 (Atualizada em 11 AGO 2025 - 16H27)

Павел Озарчук/Adobe Stock

É comum ouvirmos a seguinte expressão: “Vocação acertada, vida feliz”. Mas o que de fato é essa felicidade que tanto falam? É realmente possível viver plenamente com a vocação que Deus nos dá?

Sim! A XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos realizada em 2018 afirma que “a finalidade do discernimento vocacional consiste em descobrir como as transformar, à luz da fé, em passos rumo à plenitude da alegria à qual todos nós somos chamados”.

Além das freiras que viralizaram com a música “Vocação”, entenda melhor como essa alegria funciona: conheça 4 pessoas com vocações acertadas que exploraram ao máximo sua fé por meio delas, inclusive de maneiras inusitadas:

O jovem apaixonado pela caridade influenciado pelo Beato Ozanam

Durante a Romaria dos Vicentinos no Santuário Nacional, me deparei com o jovem Gregory Czarneski que vestia uma camiseta roxa com o logo “Juventude Ozanam”.

Em nossa conversa, sou apresentada ao jovem que era evangélico e, ao estudar bastante, percebeu que a Igreja Católica era a verdadeira e, assim, passou a se dedicar a caridade, inspirado em São Vicente de Paulo.

Beatriz Nery/A12 Beatriz Nery/A12

A freira que evangeliza com k-pop

A Ir. Carla Maria Bonifácio vive no interior de Minas Gerais e catequiza jovens que se preparam para o Sacramento da Confirmação, o Crisma. Para aproximá-los de Deus, ensina de forma inusitada: inspirou-se no logo do grupo de k-pop BTS e dos ARMYs, fãs do grupo, que significa duas portas se abrindo.

Para ela, a porta abrindo significa a saída do Sacramento de Iniciação para o da Confirmação. É o fim da dependência da espiritualidade que vinha imposta pelos pais ou o catequista, mas o momento do jovem fiel viver sua fé com as próprias pernas.

Arquivo Pessoal Arquivo Pessoal

A leitora com deficiência visual que o Santuário Nacional teve

Descobri essa história ao entrevistar Luísa Vieira, colaboradora do Santuário Nacional, que retornava ao ministério da leitura por inspiração de sua tia de coração, Virgínia Germann.

Ao conversar com outros colaboradores, leitores do Santuário Nacional e missionários redentoristas, percebemos o quanto Virgínia trazia em sua presença um exemplo vibrante de fé, determinação e serviço ao Reino de Deus.

O padre que usa música pop para evangelizar em suas homilias

O Pe. Francis Alvarez, jesuíta que vive em Quezon City, nas Filipinas, viralizou nas redes sociais ao usar a letra de “Seven”, de Jungkook em sua homilia para exemplificar o Evangelho que trata do Reino de Deus como um rei que faz um banquete de casamento para seu filho.

Em entrevista exclusiva ao A12, o padre jesuíta afirmou que Os salmos são as músicas pop do tempo de Jesus. Minha base é sempre o Evangelho. Então me diga, há algo contra o Evangelho quando digo que Deus quer nos conhecer mais plenamente? Começo com o Evangelho e depois na oração, e as músicas simplesmente vêm”.

:: Viu só como a vida em vocação é diversa e cheia de vida? Entenda mais em a12.com/vocacional 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...