A Assembleia do Sínodo sobre a Sinodalidade, que ocorre de 2 a 27 de outubro, conta com a participação significativa de mulheres, que possuem voz e voto. Elas trazem para o Sínodo o anseio de serem cada vez mais ouvidas e reconhecidas na vida cotidiana da Igreja.
A reunião do dia 19, iniciativa pelas mulheres participantes da Assembleia Sinodal, é mais uma evidência do desejo do Papa Francisco de ouvir a todos. Este encontro será uma oportunidade para as mulheres se apresentarem e compartilharem com o Papa as suas angústias, esperanças e alegrias, além de destacarem o trabalho significativo que já realizam nas comunidades, paróquias, pastorais, movimentos, dioceses e até mesmo na Cúria Vaticana. Leia MaisPresidente da CNBB comenta as primeiras sessões do SínodoNo Sínodo, Igreja se debruça sobre temas sensíveis
A ocasião serve para reafirmar os avanços alcançados desde a primeira sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, realizada em outubro de 2023: dar visibilidade às mulheres, reconhecer seu papel na Igreja e promover uma perspectiva feminina dentro da instituição.
Quem participa do Sínodo, é a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira, ela afirma que o momento “não é um evento, mas um modo de ser Igreja, e esse modo de ser Igreja nos convoca, não para esperar o final do Sínodo”.
Ela ainda fez um chamado para que “nós leigos, leigas, desde já tenhamos esse compromisso de sair desta noite escura e gritar por todos os lugares aonde formos: Jesus ressuscitou, e se ele ressuscitou, como Madalena fez, nós podemos dizer, é tempo novo na Igreja, é tempo de uma Igreja sinodal, uma Igreja que aproxima, uma Igreja que ama, uma Igreja que chega junto daqueles e daquelas, uma Igreja com estruturas que favoreçam o encontro, o diálogo e a escuta, e nós leigos, leigas, somos responsáveis por essa Igreja”.
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.