Por Redação A12 Em Opinião Atualizada em 23 ABR 2020 - 11H42

11 dicas para você começar a contar histórias

Shutterstock
Shutterstock


Neste período de pandemia, aumentaram as preocupações com as nossas crianças e as inúmeras formas de tornar útil e criativo esse período em casa.

Neste cenário, eis que ressurge a nossa velha, rica e sempre amiga: Contação de Histórias.

Na realidade, todos nós somos contadores de histórias: das nossas, dos outros e das que nos foram passadas ao longo do tempo.

No entanto, isso não significa dizer que a forma com a qual contamos essas histórias seja adequada, atraente e construtiva, principalmente quando se trata de crianças.

Por certo não será necessário se profissionalizar para contar histórias para seus filhos, mas sugiro que, antes de começar a contação, conheça algumas dicas que podem enriquecer essa experiência em família:

1. Primeiramente, leia a história e reflita a mensagem que deseja passar para as crianças através dela;

2. Durante a seleção das histórias veja se a criança está vivenciando algo específico, como por exemplo, medo de alguma coisa, dificuldade em aceitar a chegada de um irmão, e busque uma leitura que facilite seu diálogo sobre esse assunto;

3. Veja se o conteúdo e a linguagem são adequados para a idade do ouvinte, afinal de contas, as crianças sempre têm uma capacidade de reflexão bem maior do que os adultos imaginam;

4. Use a contação como um momento de ternura, aprendizado e lazer, nunca como uma forma de calar a boca ou como qualquer tipo de repreensão;

5. Permita que a criança interaja com o que está sendo dito através de sons, risos, pulos e emoções;

6. Dramatize, gesticule, se emocione, não tenha vergonha de se expressar;

7. Ao terminar a contação de uma história, pergunte a opinião da criança. Não crie expectativas sobre o que ela vai falar. Ouça. É uma grande oportunidade de saber o que está se passando em sua mente e em seu coração;

8. Caso a criança se identifique com algum personagem, queira saber o motivo e, caso a escolha tenha sido feita por algo equivocado, é hora de conversar mais sobre o assunto, refletindo e ensinando o melhor caminho;

9. Faça sempre o link com o momento presente da vida da criança. Exemplo: O que sentiu o dragão? Você já sentiu isso também? Como foi?

10. Peça que a criança conte a história que ouviu ou que desenhe o que mais gostou. Crie várias formas de brincarem juntos;

11. Caso a criança peça para você repetir uma história várias vezes, faça-o com prazer. É sinal de que algum entendimento está se processando dentro dela. Mas não se limite! Apresente sempre novas histórias e repita o mesmo processo de elaboração.

Sugestão especial

Shutterstock
Shutterstock


Que tal
aproveitarmos esse momento para dialogar mais com nossas crianças sobre fé, amor e virtudes, selecionando as histórias bíblicas para fazerem parte do seu repertório?

Afinal de contas, não podemos nos esquecer que Jesus é o contador de histórias mais conhecido do mundo e que a bíblia é o maior tesouro, que à luz do Espírito Santo, foi escrito pela humanidade!

Acha uma tarefa difícil? Pois não é.

Hoje em dia temos inúmeros recursos para nos ajudar a ter uma linguagem específica para contação de histórias bíblicas para o público infantil.

Segue um presente para toda família ler, aprender e se divertir:

A História de Davi, que faz parte da Bíblia para Crianças da Editora Santuário e que foi escrita, exatamente, com o propósito de facilitar o encontro das crianças com Deus.

Vamos conferir!

Veruschka Guerra/ Editora Santuário
Veruschka Guerra/ Editora Santuário

O que parece ser não é!

Bum, que tombo! O que foi isso?

É que hoje as meninas inventaram de brincar usando as roupas da mamãe e os meninos as calças do papai.

Mas, na hora que colocaram os sapatos… começaram a tropeçar.

O legal é saber que tudo muda de lugar! Quem hoje é criança, um dia vai crescer, e a roupa, que era grande, um dia vai caber.

Foi assim que aconteceu com o pequeno Davi, quando, há muitos e muitos anos, Deus o escolheu para ser o rei de seu povo.

Davi era pastor de ovelhas, pequenino e muito jovem…. Como alguém poderia pensar em coroar um jovem?

Ao contrário de todos, Deus não olhava seu tamanho nem sua idade, Ele confiava na grandiosidade de sua coragem.

Davi costumava tocar harpa e, por gostar de música, o rei Saul chamava-o para tocar para ele todas as noites.

Um dia, começou uma guerra terrível entre o povo do rei Saul e os filisteus.

A questão é que entre os guerreiros filisteus havia um homem bem grande e tão alto que todos tinham medo dele… o gigante Golias. Golias se sentia o mais temido de todos os guerreiros e achava que ninguém teria a coragem de enfrentá-lo, por isso lançou o seguinte desafio ao rei Saul:

– Se algum de seus guerreiros conseguir me derrubar, todos os filisteus sairão de suas terras e vou dar a guerra por vencida.

O rei começou a oferecer muito dinheiro para quem enfrentasse o gigante, mas ninguém quis… quer dizer, quase ninguém!

Mesmo pequeno, Davi tinha uma coragem maior do que a do gigante e se apresentou, querendo enfrentá-lo.

Todos riram do pastorzinho e, para completar, o rei ainda o vestiu com suas próprias roupas e armaduras, deixando-o igual às crianças que brincavam com as roupas dos pais.

Com medo do tropeção, Davi tirou as armaduras, pegou seu cajado e recolheu um monte de pedrinhas do chão.

Ao vê-lo, Golias começou a gargalhar!

– Ha, ha, ha, ha, ha, é essa miniatura que quer me enfrentar?

Davi então respondeu:

– Você pensa que estou só, porque não está vendo, mas quem está comigo é Deus!

O gigante não se importou e foi logo atacar o pastorzinho.

Sem armas, Davi pegou uma de suas pedrinhas e atirou bem no meio da testa do grandão, deixando-o cair até o chão, fazendo o maior estrondo, bum!

Bravo,

Davi venceu o gigante! gritaram todos.

Vencendo um desafio tão grande quanto sua bravura, o pequeno pastor tornou-se um líder dos guerreiros e, mais tarde, veio a ser coroado rei de Israel.

Nada para Deus é impossível!

Assim como Davi chegou ao trono, um dia, todos os pequeninos também chegarão ao tamanho que só os olhos do Senhor consegue.

Texto do livro Bíblia para Crianças – Editora Santuário


*Goretti Dias é psicóloga e autora dos Livros Bíblia para Crianças e Missa para Crianças da Editora Santuário


.:: Veja também:

.:: Bíblia para crianças é ferramenta de aproximação inicial com Deus

.:: Autora de Bíblia para Crianças: "Sou carteiro das cartas de Deus"

.:: 4 dicas de brincadeiras com crianças

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...