Santo Padre

“Água não pode ser objeto de desperdício ou abuso”, diz o Papa

No Dia Mundial da Água, Francisco enfatiza que a água precisa ser reservada para nosso benefício e também para o futuro

Escrito por Redação A12

22 MAR 2023 - 14H49 (Atualizada em 22 MAR 2023 - 16H07)

Riccardo Mayer/Shutterstock

Sem dúvidas, a água é um recurso natural essencial para nós humanos, e tem se tornado muito escassa em vários países do mundo. Em algumas localidades, este recurso é utilizado como arma de guerra, ao atacarem e destruírem instalações de abastecimento para desalojar as comunidades.

Leia Mais5 músicas para te conscientizar no Dia Mundial da ÁguaO que é a água benta? Veja se ela pode ser abençoada pela TVDurante a Audiência Geral realizada nesta quarta-feira (22), o Papa Francisco citou a inspiração para o seu nome, São Francisco de Assis, com a sua obra "Cântico das Criaturas" para reforçar a importância deste bem primário comemorado também neste dia.

“Nestas simples palavras sentimos a beleza da criação e a consciência dos desafios que o seu cuidado implica: ‘Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é muito útil e humilde, preciosa e casta’”.

O Santo Padre também falou sobre a segunda edição da Conferência sobre a Água da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada até o dia 24 de março em Nova York, Estados Unidos.

"Rezo pelo sucesso dos trabalhos e espero que este importante evento acelere as iniciativas em favor daqueles que sofrem com a escassez de água, deste bem primário”.

Vatican Media
Vatican Media


Francisco lançou um apelo que desafia a cada um de nós cristãos a ter um papel de responsabilidade no mundo.

“A água não pode ser objeto de desperdício ou abuso ou motivo de guerra, mas deve ser preservada para nosso benefício e para as gerações futuras”.

Escassez de água

Durante a conferência em solo norte-americano, o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres enfatiza o sério risco de uma crise na água no mundo.

“O mundo trilha cegamente um caminho perigoso com uso insustentável da água, poluição e aquecimento global, que estão drenando o sangue vital da humanidade”.

No relatório da ONU, cerca de dois bilhões de pessoas não têm acesso a água potável segura, enquanto 3,6 bilhões não têm acesso a serviços de saneamento básico. "A escassez de água está se tornando endêmica", diz o documento.

O levantamento também alerta que a população urbana global que enfrenta a escassez de água está projetada para dobrar. Em 2016, eram 930 milhões de pessoas sofrendo com a falta de água. O número deve ficar entre 1,7 e 2,4 bilhões até 2050.


Arquivo A da TV Aparecida falou da importância da água para o planeta


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...