Antes de ser eleito Papa, o então cardeal Robert Francis Prevost viveu por mais de 20 anos no Peru, uma experiência profunda, que ajudou a moldar seu olhar pastoral e sua sensibilidade aos mais vulneráveis.
Prevost foi Bispo da diocese peruana de Chiclayo, onde serviu no Conselho de Administração da Cáritas Peru, de 2022 a 2024. Mas, antes de adentrarmos na experiência vivida por ele nesta missão, vamos entender o que é a Cáritas.
A Caritas Internationalis, que possui sede em Roma, é uma confederação inspirada na fé católica que atua como um braço humanitário da Igreja em mais de 200 países, com mais de 160 membros em nível local.
A confederação tem uma história de mais de 100 anos de escuta e cuidado ao sofrimento dos mais necessitados com ações de caridade.
Ela é um exemplo concreto de princípios morais e espirituais, uma vez que está enraizada no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja.
No último dia 8, após eleição do Papa Leão XIV, a Caritas Internationalis saudou o pontífice em seus canais de comunicação e o presidente, Cardeal Tarcisio Isao Kikuchi, afirmou:
“Estamos prontos para caminhar com o Santo Padre como o braço caritativo da Igreja, construindo uma comunidade que serve e eleva cada pessoa com dignidade.”
🕊️ Relatos de sua missão no Peru
Durante o ciclone Yaku, que devastou o norte do Peru em 2023, Dom Robert Prevost, quando já era bispo, prestou ajuda aos moradores atingidos.
Muitas pessoas, em uma das regiões mais populosas e vulneráveis do país, perderam suas casas, terras e trabalhos.
Segundo fontes vaticanas, Dom Guilhermo Antonio, bispo auxiliar de Lima, Peru, recordou os dias em que dom Prevost saiu pelas ruas com botas de borracha para ajudar os moradores em meio ao desastre natural.

Sua escuta atenta e abertura ao diálogo são características fortes de sua personalidade e destacadas por todos os que conviveram com ele, como o frei brasileiro José Rodrigues Alvarez, OSA, conhecido como frei Zezinho, que exclamou:
“O sorriso, a disponibilidade, a escuta amorosa lhe acompanhou sempre. Homem bom, humano, simples e atencioso, sempre.”

Frei José, em entrevista ao A12, contou que conheceu Prevost quando ainda era apenas padre e vivia em Trujillo, no norte do Peru, na década dos anos 90.
Muito antes de se tornar bispo, o novo Papa acompanhou de perto a formação de seminaristas vocacionados de sua ordem.
Segundo o frei brasileiro, Prevost escolheu morar num bairro humilde, onde partilhava o cotidiano com gente simples e cultivava relações de acolhida e confiança.
Eles distribuíam doações recebidas tanto do Peru quanto de Chicago, EUA, onde estava sua família. Um de seus irmãos, por exemplo, enviava computadores usados e reformados para os seminários e para pessoas com menos recursos.
Como pudemos observar, a caridade era prática cotidiana do nosso novo Pontífice. Sua ação pastoral sempre cativou todos e será uma realidade presente aos nossos olhos neste pontificado que se inicia.
::. Papa Leão XIV é doutor em Direito Canônico: o que isso significa?
Fonte: Vatican News | Cáritas Internationalis
Dom Jaime Spengler reflete legado do Concílio Vaticano II
O Concílio Vaticano II completa 60 anos, mas é considerado atual na missão da Igreja em percorrer um caminho sinodal
Calendário do Advento: 6 opções para você criar no Natal!
Aprenda a fazer diversos tipos de calendários de advento com opções de artesanato que vão agradar de adultos a crianças! Faça agora e decore sua casa!
Brasil se destaca na exposição de presépios do Vaticano
Presépio brasileiro em exposição em Roma é feito com fibras naturais e emociona visitantes no Vaticano pela fé simples e criativa vinda do artesanato do país
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.