Formação

Você conhece as constituições conciliares da Igreja?

Escrito por Letícia Dias

02 JUL 2024 - 14H14 (Atualizada em 02 JUL 2024 - 16H29)

Marco Iacobucci Epp/ shutterstock

No período que diz respeito ao Concílio Vaticano II, realizado entre os anos de 1962 e 1965, foram elaboradas algumas constituições conciliares, documentos normalmente escritos durante concílios. 

Leia MaisUma resposta concreta ao Concílio Vaticano IIConcílio Vaticano II transformou Igreja CatólicaA Virgem Maria no Concílio Vaticano II

Na Igreja Católica há, então, quatro constituições conciliares desse período:

- Lumen Gentium (sobre a Igreja),

- Sacrosanctum Concilium (sobre a sagrada liturgia),

- Dei Verbum (sobre a revelação divina) e

- Gaudium et Spes (sobre a Igreja no mundo atual).

Veja um comparativo entre as 4 constituições:

Constituição Dogmática Lumen Gentium 
Constituição Sacrosanctum Concilium 
Constituição Pastoral Gaudium et Spes 
Constituição Dogmática Dei Verbum: 

Trata sobre o Mistério da Igreja; as imagens da Igreja; o Povo de Deus;

A Igreja é para a Evangelização; O papa, os bispos, os sacerdotes e diáconos; os leigos; a vida consagrada;

A santidade, vocação universal; A Igreja peregrina rumo à plenitude e Maria a primeira fiel.

Diz respeito à liturgia no Mistério da Igreja; A sagrada Escritura na liturgia; Viver a liturgia na Paróquia; o Mistério Eucarístico;

A liturgia das Horas; os Sacramentos; o Domingo; os tempos Fortes do Ano Litúrgico e a Música na Liturgia.

Aborda a Igreja no mundo de hoje; o sentido da vida;

A sociedade humana; autonomia e serviço; a família; a cultura; a economia e as finanças; a política; o diálogo como instrumento e a paz.

Fala acerca da Revelação como Palavra de Deus; A Tradição;


A Inspiração e a Sagrada Escritura na vida da Igreja.

“Mas porque a Igreja, em Cristo, é como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano, pretende ela, na sequência dos anteriores Concílios, pôr de manifesto com maior insistência, aos fiéis e a todo o mundo, a sua natureza e missão universal.” (item 1)
“O sagrado Concílio propõe-se fomentar a vida cristã entre os fiéis, adaptar melhor às necessidades do nosso tempo as instituições susceptíveis de mudança, promover tudo o que pode ajudar à união de todos os crentes em Cristo, e fortalecer o que pode contribuir para chamar a todos ao seio da Igreja.”
“Por isso, o Concílio Vaticano II, tendo investigado mais profundamente o mistério da Igreja, não hesita agora em dirigir a sua palavra, não já apenas aos filhos da Igreja e a quantos invocam o nome de Cristo, mas a todos os homens. Deseja expor-lhes o seu modo de conceber a presença e atividade da Igreja no mundo de hoje.” (item 2)
“… Por isso, segundo os Concílios Tridentino e Vaticano I, entende propor a genuína doutrina sobre a Revelação divina e a sua transmissão, para que o mundo inteiro, ouvindo, acredite na mensagem da salvação, acreditando espere, e esperando ame”.

Constituições Dogmáticas e Pastorais

Como vimos acima, existem dois tipos principais de Constituições: as Dogmáticas e as Pastorais.

Uma constituição dogmática é um documento que trata de doutrinas fundamentais da fé católica, muitas vezes consideradas como verdades divinamente reveladas (dogmas)Esses documentos têm um caráter mais solene e definem pontos de doutrina que são considerados fundamentais para a fé católica, sendo vinculativos para todos os católicos.

Já a constituição pastoral é um documento que lida com questões práticas, pastorais e sociais dentro da Igreja Católica e em relação ao mundo. Elas oferecem orientações pastorais e reflexões sobre como a Igreja deve interagir com os desafios e questões do mundo contemporâneoEmbora importantes, esses documentos podem refletir orientações pastorais que podem ser adaptadas às necessidades e contextos específicos.


:: E você, já leu alguma delas? A formação, para nós, católicos, é um processo contínuo de aperfeiçoamento da fé. Siga o @portala12 nas redes sociais e fique conectado com a gente para aprender mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...