Por Redação A12 Em Santo Padre

Catecismo: 4 pontos importantes sobre pena de morte

O Santo Padre aprovou a nova redação do Catecismo da Igreja Católica (n. 2267), sobre a “pena de morte”. A decisão papal sobre a questão da pena de morte, foi publicada na manhã desta quinta-feira, 02 de agosto, no Vaticano. E quais pontos podemos destacar?

Shutterstock
Shutterstock

Leia Mais5 maneiras de atirar os ídolos pela janela, segundo Papa FranciscoCinco vezes em que o Papa Francisco reagiu ao abortoPapa visita amiga em Roma 1. É fato que o recurso à pena de morte, por parte da legítima autoridade, era um meio, ainda que extremo, para a tutela do bem comum, segundo algumas nações”.

2. No entanto, hoje, torna-se viva a consciência de que a dignidade da pessoa não fica privada, apesar de cometer crimes gravíssimos.

3. Além do mais, difunde-se uma nova compreensão do sentido das sanções penais por parte do Estado. Enfim, foram desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que garantem a indispensável defesa dos cidadãos, sem tirar, ao mesmo tempo e definitivamente, a possibilidade do réu de se redimir.

4. A Igreja ensina, no Novo Catecismo, à luz do Evangelho, que “a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa, e se compromete, com determinação, em prol da sua abolição no mundo inteiro”.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.