Antes de ser eleito Papa em 2025, Dom Robert Prevost, hoje Leão XIV, viveu por quase 40 anos no Peru. Chegou como missionário agostiniano em 1985 e se adaptou a realidade local: o norte-americano cavalgou por paróquias rurais, ensinou direito canônico e atuou como Bispo de Chiclayo por oito anos.
Sua atenção com os pobres, refugiados e direitos humanos emocionou os fiéis enquanto descobríamos sobre sua trajetória na Igreja, no início de maio.
Mas entre tantas experiências vividas no norte do Peru, uma delas o conquistou pelo estômago. O cabrito chiclayano ou cabrito de la norteña, um ensopado tradicional da região de Chiclayo, tornou-se a refeição preferida do Pontífice.
“Ele era um de nós. Comia o que comíamos, caminhava entre nós e nos escutava”, recorda um morador de Chiclayo, onde o Papa é lembrado com carinho como "el Papa de Chiclayo."
Segundo o jornalista Stefano Pozzebon, da CNN, até 2023, já cardeal, Prevost continuava saboreando o prato sempre que possível.
O cabrito chiclayano é feito com carne jovem de cabrito, macia e suculenta. A receita tradicional envolve uma marinada com alho, cominho, suco de limão e pimenta-amarela local.
Depois, a carne é cozida lentamente com cebolas, coentro e chicha de jora, uma bebida fermentada de milho. O resultado é um prato de sabor intenso, com caldo rico e aromas muito apreciados pelo povo peruano.
Servido com arroz branco, milho tostado (cancha), mandioca ou banana-da-terra, esse prato reúne influências indígenas, espanholas e africanas.
A cozinha peruana é celebrada no mundo inteiro por sua diversidade e profundidade histórica. E, embora Lima concentre grande parte do prestígio gastronômico, são os sabores regionais, como os de Chiclayo, que mantêm viva a alma culinária do país.
“O cabrito chiclayano representa a gastronomia peruana em sua forma mais autêntica: ingredientes simples transformados com preparo cuidadoso e orgulho regional”, afirma o jornalista.
½ carne de cabrito
2 unidades médias de cebola roxa
3 (colheres de chá) de alho moído
1 tomate
1 xícara de coentro picado
1 unidade de pimenta amarela
1 xícara de chicha de Jora
100g de abóbora-loche ralada
3 xícaras de pasta de pimenta amarela
1 colher de chá de pasta aji panca (pasta de pimenta)
250g de feijão
80g de pele de porco
Sal e pimenta a gosto
Orégano a gosto
4 colheres de sopa de óleo
1. Retire o máximo de gordura possível do cabrito, deixe marinar com 1/2 xícara de chicha de jora, 1 colher de chá de alho moído, 1/2 xícara de coentro picado, sal e pimenta a gosto e leve à geladeira durante a noite.
2. Deixe o feijão de molho durante a noite.
3. Em uma panela, cubra o feijão com o dobro de água, adicione 80 gramas de pele de porco e cozinhe em fogo médio por 2 horas.
4. Enquanto isso, em outra panela, adicione 2 colheres de sopa de óleo, 1 cebola média picada, 1 colher de chá de alho moído, 1 tomate picado, 2 colheres de sopa de pasta de pimenta amarela e 1 colher de chá de pimenta panca.
5. Adicione o cabrito marinado ao molho junto com o líquido restante, misture bem e adicione sal e pimenta.
6. Adicione 1/2 xícara de coentro picado, 100 gramas de abóbora-loche ralada e uma pimenta-amarela sem veias. Misture bem, tampe e cozinhe em fogo baixo por 80 minutos. (Se começar a secar, você pode adicionar um pouco mais de chicha-de-jora.)
7. Em outra panela, prepare um molho com 1 cebola média picada, 1 colher de chá de alho moído e 1 colher de sopa de pasta de pimenta amarela.
8. Adicione o feijão cozido junto com a pele de porco, 1/2 xícara de água, sal, pimenta e orégano a gosto, cozinhe até formar um creme.
9. Sirva com arroz branco e molho crioulo.
Sugestões: A chicha de jora pode ser substituída por uma mistura de cerveja e vinagre branco em quantidades iguais e o cabrito pode ser substituído por frango ou carne de vaca.
arrow_forward Com um pouco de dedicação e os ingredientes certos, dá para experimentar em casa o prato que conquistou um Papa!
Fonte: Aleteia
Campanha de Natal da ACN apoia catequistas em regiões precárias
Neste Natal, a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre lança uma campanha para arrecadar fundos para ajudar agentes pastorais que vivem em locais precários.
"Só o cristianismo faz sentido", afirma cineasta Martin Scorsese
Martin Scorsese dos maiores diretores da história do cinema afirma “O cristianismo é a única coisa que faz sentido” e faz reflexões sobre religião, Deus e fé
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.