Como parte da programação do Jubileu da Esperança, foi realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro o Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança no Vaticano. Mais de 30 mil peregrinos de cerca de 100 países se inscreveram para as atividades do Jubileu neste fim de semana.
O Jubileu contou com passagem pela Porta Santa, concertos e a missa presidida pelo Papa no domingo (9). Em sua homilia, o Santo Padre destacou a missão essencial das forças de segurança na promoção da justiça e da paz, lembrando que “apesar de tudo, o bem pode vencer”.

Francisco ressaltou que a presença das forças de segurança é um sinal de proteção aos mais vulneráveis. “A justiça, a lealdade e a paixão cívica continuam sendo valores essenciais para a sociedade”, afirmou.
Inspirado no Evangelho de Lucas (Lc 5, 1-11), o Pontífice comparou a missão dos militares ao chamado de Jesus aos pescadores desanimados: “Jesus olha com compaixão para aqueles que perderam a esperança e os incentiva a perseverar”.
:: Pesca milagrosa: aprenda a confiar no chamado de Deus

Francisco reconheceu o trabalho das Forças Armadas na defesa da legalidade e no cuidado dos mais frágeis, mas alertou: “Sejam vigilantes contra a tentação da guerra e contra o veneno da propaganda do ódio”.
O Pontífice destacou a missão dos capelães militares, um membro do clero designado para prestar apoio espiritual e religioso às forças armadas de um país, geralmente dentro das doutrinas cristãs católica ou evangélica, pedindo que acompanhem espiritualmente os militares segundo os valores do Evangelho.
“Eles estão entre vocês não para abençoar atos de guerra, mas para levar a proximidade de Cristo”.
Ao fim da celebração, o Papa pediu o fim dos conflitos. “Que as armas se calem e que o clamor dos povos pela paz seja ouvido”, encerrando com um apelo especial pela Ucrânia, Oriente Médio e outras regiões em guerra.

Militares brasileiros no Jubileu
O Brasil esteve representado por um grupo de 45 pessoas, entre militares da ativa e da reserva, capelães e familiares. “Sabemos que não é possível levar um grande grupo, mas estamos aqui representando todos os militares brasileiros comprometidos com a missão e com a fé”, disse o Pe. Adilson Costa, capelão da Força Aérea Brasileira.
No Brasil, o Ordinariado Militar também celebrou o evento, promovendo peregrinações e momentos de oração.
:: Acompanhe os eventos do Jubileu de 2025 em nossa página especial!
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.