O Papa Leão XIV, grande admirador do tênis, recebeu o campeão italiano Jannik Sinner, do Tirol do Sul, que disputa o campeonato Internacional de Roma.
O encontro aconteceu no Vaticano nesta quarta-feira (14), e foi marcado por sorrisos, presentes e palavras de incentivo.
Sinner estava acompanhado dos pais, Hanspeter e Siglinde, e do presidente da Federação Italiana de Tênis e Padel (FITP), Angelo Binaghi, que homenageou o Pontífice com um cartão de membro honorário da entidade. Entre uma brincadeira e outra, o clima era de leveza e acolhida.
“A bolinha está aqui. Se quiser jogar um pouco…” disse o tenista. Ao que o Papa respondeu com bom humor: “Mas aqui quebramos alguma coisa! Melhor não.”
Apesar de não haver jogo, a descontração tomou conta do momento na pequena sala dentro da Sala Paulo VI, onde Sinner presenteou o Papa com uma cópia de sua raquete preta e branca.
Leão XIV demonstrou interesse pelas competições e conversou com Sinner sobre o torneio em Roma.
“Como você vê isso em Roma?”, perguntou. O atleta respondeu: “Agora estamos no jogo. No início do torneio foi um pouco difícil, agora com três partidas ganhamos um pouco de ritmo.” Com entusiasmo, o Papa disse: “Coragem!” e ainda conversou com os pais sobre os idiomas que falam em casa.
Durante o encontro, não faltaram piadas e risadas, como quando o Papa brincou ao receber a raquete: “Eles me deixariam jogar em Wimbledon”. A ocasião coincidiu com uma fala do Pontífice dias antes, quando mencionou Sinner em uma audiência com jornalistas: ao ser convidado para uma partida beneficente, respondeu com humor: “Boa ideia, só não me traga o Sinner”.
“Encontramos um verdadeiro Papa tenista, um tenista apaixonado, um tenista praticante, um tenista informado sobre o que está acontecendo aqui, no torneio internacional da BNL d’Italia, em Roma. Foi uma surpresa muito agradável”, afirmou Binaghi à imprensa vaticana.
Ele destacou ainda o elogio do Papa aos jovens atletas pela forma respeitosa como se comportam dentro e fora das quadras, levando mensagens de paz, inclusão e amizade.
O Papa Leão XIV já havia compartilhado seu carinho pelo tênis em entrevistas anteriores. Em uma delas, relembrou os tempos de missionário no Peru, quando jogava com padres locais para manter o “bom backhand”.
Hoje, mesmo com a agenda cheia, às vezes ainda encontra um tempinho para bater bola na quadra do Instituto Patrístico Augustinianum, em Roma.
Após vencer Jesper de Jong no torneio, o próprio Sinner falou sobre essa conexão especial: “Ouvi dizer que ele jogava quando era criança e, para nós, tenistas, é bom saber que o Papa gosta do nosso esporte”.
add_box Leia também: “Com o coração na mão”, Papa Leão XIV pede diálogo pela paz
Fonte: Vatican News
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.