A Igreja celebrará no próximo domingo (17) o Dia Mundial dos Pobres. Desde 2017, o Papa Francisco procura introduzir, entre suas várias atividades neste dia, um almoço especial, este ano com a presença de mais de 1 mil pessoas carentes.
Para o Pontífice, esta é uma oportunidade de acolher e incentivar a caridade por todo o mundo, um dia para a Igreja “sair” dos seus muros para encontrar a pobreza nas várias formas em que ela se manifesta no mundo hoje.
Este ano, em vista do início do Jubileu 2025, o Papa escolheu como lema uma passagem do Livro do Eclesiástico: "A oração do pobre eleva-se até Deus". O Papa reitera que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo a cada um deles. Deus escuta as orações dos pobres e, diante do sofrimento, fica “impaciente” até que lhes faça justiça.
Como de costume, Francisco presidirá a Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro. Antes da Santa Missa, o Santo Padre abençoará simbolicamente 13 chaves, que representam os 13 países em que a Aliança Famvin para os Sem-Teto (FHA), da Família Vicentina, construirá novas casas para pessoas desfavorecidas, com o projeto "13 casas para o Jubileu”.
Dentre estes países está a Síria, em que 13 casas serão financiadas diretamente pela Santa Sé como gesto de caridade para o Ano Santo. Este grande ato de solidariedade foi possível graças à generosa doação de uma companhia de seguro italiana, que quis contribuir com entusiasmo em vista do Ano Santo a este sinal de esperança para uma terra ainda martirizada pela guerra.
Na Sala Paulo VI, o Papa almoçará junto com 1.300 pobres com a organização do Dicastério para o Serviço da Caridade e oferecido, este ano, pela Cruz Vermelha Italiana e será animado por sua Fanfarra Nacional. Ao final do almoço, cada pessoa receberá uma mochila oferecida pelos Padres Vicentinos, contendo alimentos e produtos de higiene pessoal.
Os serviços do Ambulatório Mãe da Misericórdia, uma estrutura ligada ao Dicastério para o Serviço da Caridade que oferece diariamente assistência médica gratuita aos pobres e necessitados terá uma programação especial com vacinas, exames e doações de medicamentos.
Como é tradição, o Dicastério para a Evangelização preparou um Subsídio Pastoral, traduzido em seis línguas, oferecido ao povo de Deus para que, nas palavras de Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do dicastério, “o Dia Mundial possa ser uma provocação permanente para as nossas comunidades estarem atentas e acolhedoras para com aqueles que se encontram em maior necessidade e dificuldade”.
“Em sua Mensagem, o Papa Francisco convida todos a aprender a rezar pelos pobres e a rezar junto com eles, com humildade e confiança”.
:: Dia Mundial dos Pobres: um chamado do Papa a solidariedade
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.