Santo Padre

No Regina Coeli, Papa pede reconciliação e esperança

Em viagem apostólica, mensagem após missa em Luanda reforça alegria da Ressurreição e missão da Igreja na África.

Escrito por Luciana Gianesini

19 ABR 2026 - 08H20

Reprodução/ Vatican News

Durante a viagem apostólica a Angola, o Santo Padre, o Papa Leão XIV, conduziu a oração do Regina Coeli após a Santa Missa celebrada na Esplanada de Kilamba, em Luanda.

A mensagem marcou mais um momento central da visita pastoral ao país africano e incluiu também apelos pela paz no cenário internacional.

.:: Viagem do Papa Leão XIV o leva a quatro países na África

A alegria da Ressurreição sustenta a vida da Igreja

Na reflexão que acompanhou a oração mariana, o Papa voltou o olhar para o tempo pascal, destacando que a Ressurreição de Cristo é o fundamento da esperança cristã. Segundo a mensagem, a Páscoa não se limita à memória de um acontecimento do passado, mas permanece como realidade viva que transforma a história e renova o caminho do povo de Deus.

Ao dirigir-se aos fiéis reunidos após a celebração e a todos os que acompanhavam a oração, o Pontífice recordou que a alegria pascal é chamada a tornar-se testemunho concreto no cotidiano, fortalecendo a fé e a perseverança das comunidades.

Um chamado claro à reconciliação

A mensagem também trouxe um apelo direto à reconciliação e à construção da paz. O Papa recordou que a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte revela que o amor de Deus é mais forte do que toda forma de violência, divisão ou sofrimento.

Nesse contexto, os fiéis foram encorajados a promover atitudes de unidade nas famílias, nas comunidades e na sociedade, reconhecendo que a paz começa nas escolhas e gestos do dia a dia.

O Santo Padre dirigiu ainda um apelo especial pela paz no mundo, convidando os fiéis a rezarem pela Ucrânia martirizada e pedindo que se favoreçam caminhos de trégua e diálogo no Líbano, recordando todas as populações que sofrem com a violência e os conflitos.

Gratidão pela fé do povo africano

Durante o Regina Coeli, o Santo Padre manifestou gratidão pelo testemunho de fé presente em Angola e no continente africano. A mensagem destaca o valor das comunidades cristãs locais e encoraja a continuidade da missão evangelizadora, confiando que ela seguirá produzindo frutos.

O Papa pediu orações pelos povos africanos e expressou confiança no papel das comunidades na construção de um futuro marcado pela dignidade, solidariedade e fé.

Maria acompanha o caminho da Igreja

Ao concluir a oração, o Pontífice confiou os fiéis à intercessão da Virgem Maria, pedindo que Ela acompanhe a caminhada da Igreja e fortaleça o compromisso com o Evangelho e com a paz.

A oração do Regina Coeli, rezada durante o tempo pascal, encerrou a celebração em clima de alegria e comunhão, reunindo milhares de fiéis na capital angolana e todos os que acompanharam a mensagem pelo mundo.

Reveja:

.:: Acesse a12.com/santopadre e acompanhe os passos de Leão XIV na África

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...