Há 11 anos, Papa Francisco promulgava a exortação apostólica Evangelii Gaudium, o primeiro documento de seu pontificado. No documento, o Santo Padre convidou os cristãos para “uma nova etapa de evangelização” e indicou caminhos a serem percorridos, como a missão de uma Igreja Missionária e em saída, renovação eclesial, inclusão social dos pobres e incentiva o diálogo e contribuição pela paz.
A Evangelii Gaudium é um documento programático do pontificado de Papa Francisco. Ele escreveu isso no início do documento e, ao longo desses 10 anos, vem implementando e desenvolvendo os temas citados na exortação.
Leia Mais3 dicas do Papa Francisco para os jovens na Evangelii GaudiumEvangelii Gaudium: A Alegria do EvangelhoÉ importante reler, analisar e refletir esses documentos, buscando nos colocar dentro das suas diretrizes.
Em que fase nós, como Igreja, estamos? O que já realizamos e o que ainda nos falta fazer para continuar evoluindo como cristãos, missionários e evangelizadores?
Destacamos alguns pontos importantes para lembrar e refletir sobre a Evangelii Gaudium.
Somos convidados pelo Papa Francisco a sermos uma Igreja em saída, sermos missionários e nos dedicarmos diariamente a seguir o exemplo de Jesus, indo ao encontro do povo. É necessário partir, sair do lugar para levar o Evangelho aos irmãos. Essa é a nossa principal missão como cristãos, fazer com que a Palavra de Deus chegue para todos.
Não devemos propagar a fé com base em nossa vivência individual, sem nos preocuparmos com a promoção social e a formação dos fiéis. É preciso que exista diálogo, missão, formação Igreja em saída, cuidado e partilha. Tudo isso pode nos ajudar a enfrentar os desafios e alimentar o crescimento da fé.
Quando paramos para analisar sobre a realidade econômica do mundo, podemos observar que existe um abismo entre ricos e pobres, isso não é somente sobre a conta bancária e sim sobre situações, condições de moradia, alimentação e saúde.
Papa Francisco enfatiza a importância de se ter consciência na busca pelo sucesso e enriquecimento, é necessário analisar os impactos desse enriquecimento na natureza, nas comunidades e também na fraternidade com os irmãos. Não podemos ser governados pelo dinheiro, não podemos ser reféns de coisas materiais.
Esses são só alguns pontos destacados desta exortação apostólica, um documento que nos ajuda a sermos melhores como cristãos, Igreja e missionários.
Você tem sido um bom cristão? Leia na íntegra a Evangelii Gaudium e faça sua reflexão pessoal.
Como explicar o Jubileu de Esperança para os catequizandos?
Uma explicação do Jubileu de Esperança para crianças e adolescentes, com símbolos, atividades práticas e exemplos simples.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.