Mesmo internado no Hospital Gemelli, em Roma, Papa Francisco fez questão de compartilhar sua reflexão da Audiência Geral. Neste 19 de março, Dia de São José, celebrado também como Dia dos Pais na Itália, o Santo Padre seguiu com a série de catequeses para o Jubileu 2025, centrada no tema “Jesus Cristo, nossa esperança”.
Desta vez, ele abordou o encontro entre Jesus e Nicodemos, um dos líderes religiosos de Israel que procurou Jesus à noite, movido por dúvidas e inquietações. O Evangelho de João mostra que Nicodemos buscava respostas, mas não compreendia completamente o que Cristo lhe dizia. Francisco destacou que essa experiência também acontece conosco:
“Em alguns momentos da vida, isso acontece com todos nós. Se não aceitarmos mudar, se nos fecharmos em nossa rigidez, nos hábitos ou nas nossas formas de pensar, corremos o risco de morrer. A vida está na capacidade de mudar para encontrar uma nova maneira de amar”.
O Papa explicou que a transformação de Nicodemos foi um processo. No início, ele permaneceu na incerteza, mas, ao longo do tempo, deixou-se iluminar por Cristo. A prova dessa mudança está no fato de que, ao final da vida de Jesus, Nicodemos se colocou entre aqueles que pediram a Pilatos o corpo do Senhor.

O Santo Padre lembrou que a resistência à mudança é natural, pois ela nos tira da zona de conforto. Contudo, o Espírito Santo nos impulsiona a enfrentá-la, assim como fez com o povo de Israel no deserto. Os israelitas tiveram que encarar seus medos para se libertar, do mesmo modo que precisamos encarar os desafios da nossa vida.
“As mudanças às vezes nos assustam. Por um lado, elas nos atraem, às vezes as desejamos, mas, por outro lado, preferimos permanecer nas nossas comodidades. É por isso que o Espírito nos incentiva a enfrentar esses medos”.
O Papa concluiu sua mensagem convidando todos a olharem para o Crucificado. Assim como Nicodemos encontrou em Jesus a luz para sair das trevas, também podemos encontrar n'Ele a esperança necessária para transformar nossa vida e renascer.
Fonte: Vatican News
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.