Na Audiência Geral desta quarta-feira (16), o Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o Espírito Santo. O Pontífice explicou aos fiéis como o Espírito se manifesta nas Escrituras e como Ele age na Igreja ao longo dos séculos.
O Santo Padre ressaltou que, nos primeiros três séculos, a Igreja ainda não havia formulado de maneira clara sua doutrina sobre o Espírito Santo. No entanto, as heresias que surgiram ao longo do tempo forçaram os concílios a esclarecer a fé.
Assim, durante o Concílio de Constantinopla, em 381, houve a definição da divindade do Espírito Santo, afirmando: “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai [e do Filho]; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”.
Com isso, o Papa sublinhou a importância de reconhecer que o Espírito Santo compartilha da mesma divindade do Pai e do Filho, sendo Ele adorado e glorificado na mesma medida.
Francisco destacou ainda que a mensagem central sobre o Espírito Santo no Credo é que Ele é “vivificante”, ou seja, é Ele quem “dá a vida”. Segundo o Pontífice, essa vida nova no Espírito é a grande esperança dos cristãos, pois representa a vida eterna.
“Onde está a grande e consoladora notícia para nós em tudo isto? É que a vida que nos foi dada pelo Espírito Santo é vida eterna! A fé liberta-nos do horror de ter de admitir que tudo termina aqui, que não há redenção para o sofrimento e a injustiça que reinam soberanos na terra”.
Ao finalizar, Francisco exortou os fiéis a manterem firme a confiança no Espírito Santo, especialmente em momentos de incerteza e desafios. Ele também incentivou a gratidão pelo dom da vida eterna, conquistada por Cristo na Cruz:
“Cultivemos esta fé também para aqueles que, muitas vezes sem culpa própria, dela carecem e são incapazes de dar sentido à vida. E não nos esqueçamos de agradecer Àquele que, com a sua morte, nos obteve este dom inestimável!”
:: Papa explica que a verdadeira riqueza é sermos amados por Deus
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.