Santo Padre

Papa anima novos sacerdotes: “Somos amigos de Cristo e não estamos sozinhos”

No Jubileu dos Sacerdotes, o Papa Leão XIV exorta à santidade, à fraternidade e à alegria no ministério: “Somos amigos de Cristo”.

Escrito por Redação A12

01 JUL 2025 - 10H11 (Atualizada em 01 JUL 2025 - 12H08)

Vatican Media

Durante a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Papa Leão XIV ordenou 32 novos sacerdotes, entre eles o brasileiro Lucas Soares dos Santos. A missa, realizada na Basílica de São Pedro, marcou também o Jubileu dos Sacerdotes e o Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal.

Em sua homilia, o Papa convidou os futuros padres a se unirem profundamente a Jesus. Inspirado no Evangelho de Lucas (15,3-7), destacou o chamado a uma caridade pastoral concreta:

“Carregando sobre os nossos ombros quem se perdeu, perdoando quem errou, indo à procura de quem se afastou, cuidando de quem sofre no corpo e no espírito, numa grande troca de amor”.

Ele reforçou que o ministério sacerdotal é caminho de unidade e santificação. Pediu que os padres tenham uma vida centrada na Eucaristia, na oração e no serviço, e estejam próximos do povo, sem distinções.

"Amai a Deus e aos vossos irmãos, sede generosos, fervorosos na celebração dos Sacramentos, na oração, especialmente na Adoração, e no ministério; sede próximos do vosso rebanho, doai o vosso tempo e as vossas energias por todos, sem vos poupardes, sem fazer distinções, como nos ensinam o lado trespassado do Crucificado e o exemplo dos santos."


Vatican Media Vatican Media


O Papa também destacou a importância dos santos como inspiração para o sacerdócio atual. Ele chamou os jovens padres a conhecerem suas histórias e imitarem seu exemplo:

“O nosso mundo frequentemente propõe modelos de sucesso e de prestígio duvidosos e inconsistentes. Não vos deixeis fascinar por eles! Em vez disso, olhai para o exemplo sólido e os frutos do apostolado, muitas vezes escondido e humilde, daqueles que na sua vida serviram ao Senhor e aos irmãos com fé e dedicação, e continuai a sua memória com a vossa fidelidade.”

Amizade com Cristo: base do ministério

Já no Encontro Internacional “Sacerdotes Felizes”, realizado no Auditório Conciliação promovido pelo Dicastério para o Clero, o Papa aprofundou sua reflexão sobre o ministério sacerdotal. Com base no Evangelho de João, afirmou:

"No coração do Ano Santo, juntos queremos testemunhar que é possível ser sacerdotes felizes, porque Cristo nos chamou e nos fez seus amigos: uma graça que queremos acolher com gratidão e responsabilidade."

Leão XIV defendeu uma formação sacerdotal que vá além das competências. Segundo ele, ser padre é aprender a viver em relação com o Senhor e com os irmãos. Reafirmou que a fraternidade deve marcar a vida entre os presbíteros e que ninguém está só, mesmo nos lugares mais distantes ou difíceis.

"Muitas vezes, quando precisarem de ajuda, procurem um bom 'acompanhante', um diretor espiritual, um bom confessor. Ninguém aqui está só. E mesmo que esteja trabalhando na missão mais distante, você nunca está sozinho!"

O Papa também agradeceu àqueles que se doam nos lugares mais desafiadores, muitos arriscando a vida por amor ao Evangelho: “Obrigado por aquilo que são! Vocês mostram que é belo ser padre. Não somos perfeitos, mas somos amigos de Cristo. E isso basta.”

Por fim, pediu aos padres que mantenham viva a alegria da vocação e coragem para anunciar Cristo, mesmo em meio às crises e desafios atuais: “Temos uma grande missão. E juntos podemos realizá-la.”

:: Venha descobrir qual a diferença entre padre diocesano e padre religioso!

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...