O Papa Francisco continua seu compromisso de incluir mulheres em papéis de liderança na Igreja Católica. Pela primeira vez na história, o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano será comandado por uma mulher.
O anúncio foi feito pelo próprio Pontífice no último domingo (19), durante uma entrevista ao programa “Che tempo che fa”, na Itália.
“Ela é vice-governadora e se tornará governadora”, declarou o Papa, ao se referir à irmã Raffaella Petrini, atualmente secretária-geral do Governatorato.
A freira italiana, de 56 anos, é membro do Instituto das Irmãs Franciscanas da Eucaristia. Ela possui uma sólida formação acadêmica, com graduação em ciências políticas e doutorado em ciências sociais.
Desde novembro de 2021, ocupa o cargo de secretária-geral, sendo a primeira mulher a alcançar essa posição.
Petrini assumirá o cargo em março de 2025, substituindo o cardeal espanhol Fernando Vérgez Alzaga, que completará 80 anos, idade limite para exercer funções na Santa Sé.

O Papa Francisco tem enfatizado a importância de ampliar a presença feminina em cargos de destaque no Vaticano.
Em uma declaração recente, ele afirmou: “As mulheres estão começando a mandar no Vaticano”. Recentemente, o Papa nomeou Ir. Simona Brambilla como primeira prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
O Governatorato é o órgão executivo que administra o Estado da Cidade do Vaticano. Ele é responsável por gerenciar questões administrativas, como segurança, serviços públicos e finanças do Vaticano.
:: Papas refletem a presença das mulheres na Igreja
Fonte: Gaudium Press/Terra/Vatican News
Leão XIV: "vocação nasce no coração e amadurece"
Para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Leão XIV aponta caminhos concretos para discernir o chamado de Deus hoje.
Domingo com o Senhor: Eu sou o Bom Pastor
O evangelho deste 4.° Domingo de Páscoa relata Jesus como o pastor das ovelhas, que guia seu rebanho para escutarmos a voz de Deus e seguir seus passos. Veja!
Veja os destaques do último dia da 62ª Assembleia Geral da CNBB
CNBB encerra 62ª Assembleia em Aparecida com aprovação das Diretrizes da Ação Evangelizadora, anúncios de congressos e mensagens ao Povo de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.