O Papa Francisco continua seu compromisso de incluir mulheres em papéis de liderança na Igreja Católica. Pela primeira vez na história, o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano será comandado por uma mulher.
O anúncio foi feito pelo próprio Pontífice no último domingo (19), durante uma entrevista ao programa “Che tempo che fa”, na Itália.
“Ela é vice-governadora e se tornará governadora”, declarou o Papa, ao se referir à irmã Raffaella Petrini, atualmente secretária-geral do Governatorato.
A freira italiana, de 56 anos, é membro do Instituto das Irmãs Franciscanas da Eucaristia. Ela possui uma sólida formação acadêmica, com graduação em ciências políticas e doutorado em ciências sociais.
Desde novembro de 2021, ocupa o cargo de secretária-geral, sendo a primeira mulher a alcançar essa posição.
Petrini assumirá o cargo em março de 2025, substituindo o cardeal espanhol Fernando Vérgez Alzaga, que completará 80 anos, idade limite para exercer funções na Santa Sé.

O Papa Francisco tem enfatizado a importância de ampliar a presença feminina em cargos de destaque no Vaticano.
Em uma declaração recente, ele afirmou: “As mulheres estão começando a mandar no Vaticano”. Recentemente, o Papa nomeou Ir. Simona Brambilla como primeira prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
O Governatorato é o órgão executivo que administra o Estado da Cidade do Vaticano. Ele é responsável por gerenciar questões administrativas, como segurança, serviços públicos e finanças do Vaticano.
:: Papas refletem a presença das mulheres na Igreja
Fonte: Gaudium Press/Terra/Vatican News
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.