Na Solenidade de Cristo Rei, celebrada no último domingo (24), o Papa Francisco dirigiu uma mensagem especial aos jovens durante a Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano, durante a homilia proferida na Basílica de São Pedro.
O Pontífice chamou a juventude a focar no essencial: Jesus Cristo e o amor verdadeiro, destacando a importância de não se deixar enganar por ilusões passageiras. “Queridas jovens e queridos jovens, cuidado para não os deixar embriagar pelas ilusões. Por favor, sejam concretos. A realidade é concreta. Cuidado com as ilusões.”
Francisco incentivou os jovens a responderem às acusações com obras de amor, que são o verdadeiro legado de uma vida autêntica. “O que fica e torna a vida bela são as obras de amor. O resto não conta. Não tenham medo das ‘condenações’ do mundo. Continuem a amar! Mas amar à luz do Senhor, a dar a vida para ajudar os outros.”
Outro ponto central de sua reflexão foi a tentação de buscar aprovação nas redes sociais ou na sociedade. O Papa alertou contra o desejo de ser “estrela por um dia” e enfatizou a importância de ser autêntico e fiel à própria dignidade.
“Não maquiem a alma, não maquiem o coração, sejam como são, sinceros e transparentes. Não se contentem em ser ‘estrelas por um dia’. O céu em que são chamados a brilhar é maior: é o céu do amor, é o céu de Deus!”
Por fim, Francisco destacou a importância de viver na verdade e evitar o egoísmo que afasta as pessoas de Deus e do próximo, chamando a atenção para a “doença do ‘eu’”, que alimenta a injustiça e a infelicidade. “Cuidado com esta doença do ‘eu’ dirigido a si mesmo: eu, mim, comigo. Isso nos impede de olhar para os outros e nos torna prisioneiros de nós mesmos.”
O Papa concluiu relembrando o exemplo do Beato Pier Giorgio Frassati, que será canonizado em 2025, como modelo de uma vida movida pelo amor concreto:
“Sem o amor não vivemos mais, apenas vamos vivendo. Queremos viver de verdade, não apenas existir.”
:: Papa no Angelus: “quem ocupa o ‘trono’ de seus corações?”
Fonte: Vatican News
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.