Santo Padre

Papa divulga mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

A data inaugura o "Tempo da Criação"

Escrito por Redação A12

21 JUL 2022 - 15H46 (Atualizada em 22 JUL 2022 - 08H03)

Shutterstock

Nesta quinta-feira (21) foi divulgada a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que será celebrado no dia 1º de setembro. A partir desta data é inaugurado o “Tempo da Criação”, que vai até 4 de outubro - Festa de São Francisco de Assis. 

Leia MaisIniciativas da Igreja Católica para o cuidado do meio ambienteAparecida Debate: Meio AmbienteEscute canções que falam sobre a preservação do meio ambiente

Essa é uma iniciativa ecumênica e sua origem está ligada ao Patriarcado de Constantinopla – uma forma de união entre os cristãos para fomentar uma conversão ecológica. A temática escolhida para este ano é “Escuta a voz da Criação".

Na mensagem, o papa lamenta que essa voz se tornou um “grito amargo”, um coro de gritos em decorrência dos maus-tratos humanos.

Para Francisco, há uma única opção para limitar o colapso dos ecossistemas: arrependimento e mudança dos estilos de vida e dos modelos de consumo e produção. Não apenas em âmbito individual, mas também comunitário.

O Pontífice afirmou que esta catástrofe ecológica merece a mesma atenção que outros desafios globais, como as graves crises sanitárias e os conflitos bélicosO papa menciona ainda dois eventos fundamentais promovidos pelas Nações Unidas: a COP27 sobre o clima, programada para o mês de novembro no Egito, e a COP15 sobre a biodiversidade, que se realizará em dezembro no Canadá. 

A mensagem conclui com um convite de Francisco, para que neste “Tempo da Criação” as cúpulas COP27 e COP15 possam se unir à família humana. 

Choremos com o grito amargo da criação, escutemo-lo e respondamos com os fatos para que nós e as gerações futuras possamos ainda alegrar-nos com o canto doce de vida e de esperança das criaturas.


:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...