Nesta segunda-feira (09), o Papa Francisco recebeu professores e estudantes da Universidade de Macerata, no sul da Itália.
Em seu discurso, o Pontífice falou sobre os caminhos que se abrem para cada um durante o período em que frequentam a universidade.
“A universidade é o lugar onde a mente se abre para os horizontes do conhecimento, para os horizontes da vida, do mundo, da história. Naturalmente, isto parte de uma perspectiva precisa do estudo profundo e metódico de uma área temática, mas sempre com uma mente aberta, sempre para um conhecimento integral do mundo e do homem”, ressaltou.
Francisco analisou a mistura de vivências que é possível encontrar em uma universidade, proporcionando mudanças e troca de conhecimentos. Professores e alunos se misturam em meio a histórias, circunstâncias e cenários diferentes.
“O estudante que cruza o limiar da universidade e a frequenta por alguns anos, cada um deles é, em si mesmo, um universo. Na universidade se encontram dois universos: o do mundo, do conhecimento, e o do homem; não do homem genérico, que não existe, mas exatamente daquela pessoa, daquele jovem, com a sua história e a sua personalidade, os seus sonhos e as suas qualidades intelectuais, morais e espirituais".
Cada indivíduo tem sua história e sua particularidade, conhece seus princípios, pensamentos e caminhos. O Papa reiterou que “cada pessoa é um universo, que só Deus conhece plenamente, com um respeito incomparável”.
Mencionando São João Newman em sua reflexão, o Santo Padre explicou que é nesse período que o jovem vai formar hábito mental que dura toda uma vida.
“Este crescimento humano das pessoas só pode ter um impacto positivo na sociedade. Portanto, investir na formação, nas escolas e nas universidades é o melhor investimento para o futuro de um país. Sabemos disso, muitas vezes ouvimos repetir, mas as decisões nem sempre são tomadas de forma consistente”.
O Pontífice concluiu seu discurso afirmando que o desafio da universidade é envolver dois horizontes diferentes, para que seja possível existir um diálogo saudável e construtivo.
“Este, eu diria, é o desafio da universidade: reunir estes dois horizontes, o do mundo e o pessoal, para que eles possam dialogar, e deste diálogo nasce o crescimento da humanidade”.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.