Na última terça-feira (15), o Papa Francisco, através de um “motu proprio” – decisão individual do Santo Padre -, transferiu para os bispos algumas competências que eram de responsabilidade da Santa Sé.
De acordo com a decisão do Papa, ficou estabelecida novas regras para a Igreja no mundo. Os ordinários locais poderão intervir na gestão dos seminários, na formação sacerdotal, na redação de catecismos e em outras áreas sem requerer aprovação do Vaticano, mas uma confirmação mais simples.
A novidade principal na decisão do Papa Francisco é a alteração para apenas "confirmação" de assuntos que antes precisavam de aprovação do Vaticano. O objetivo do “motu proprio”, como escrito no próprio comunicado, é favorecer uma descentralização que torne as decisões no campo eclesial mais dinâmicas.
O “motu proprio”, com o qual algumas normas dos dois Códigos da Igreja Católica - o Código de Direito Canônico para a Igreja latina e o Código dos Cânones das Igrejas Orientais para a Igreja Oriental - são alteradas, é mais uma peça que se une ao trabalho de reforma que o Papa Francisco começou desde o início de seu pontificado.
As mudanças normativas que estão sendo feitas com este "motu proprio" refletem ainda mais a universalidade compartilhada e plural da Igreja, que inclui as diferenças sem homologá-las, garantida, no que diz respeito à sua unidade, pelo ministério do Santo Padre.
.:: Papa Francisco visitará Malta no início de abril
.:: Papa recebe camisa de Cristiano Ronaldo em encontro com a mãe do craque
.:: No Dia Mundial do Enfermo, Papa lembra dos profissionais da saúde
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.