Santo Padre

Papa Francisco aconselha a vivência de um Natal mais humilde

Pontífice tratou do tema em Audiência Geral desta quarta-feira (14)

Escrito por Isabela Araujo

14 DEZ 2022 - 15H40 (Atualizada em 21 DEZ 2022 - 09H44)

Shutterstock/ Ground Picture

Leia MaisVeja! Papa Francisco se emociona e chora em oração pela UcrâniaConfira a programação de Natal do Papa FranciscoConfira 5 reflexões do Papa Francisco para viver o NatalComo já falamos diversas vezes aqui, Natal não é um momento de ostentação, presentes em excesso e fartura na mesa. Natal é momento de oração, união e fé.

Papa Francisco trouxe, em diferentes anos, reflexões como esta, que evidenciam e reposicionam o nosso olhar ao verdadeiro sentido do Natal: o nascimento do Menino Jesus em meio a nós.

Nesta quarta-feira, 14 de dezembro, mais uma vez o Pontífice trouxe este assunto à tona, tratando sobre o sofrimento de nossos irmãos da Ucrânia:

“Irmãos e irmãs eu lhes digo: há tanto sofrimento na Ucrânia, tanto! E eu gostaria de chamar um pouco a atenção para o próximo Natal, até mesmo para as festividades. É bom celebrar o Natal, fazer festas... mas vamos baixar o nível das despesas de Natal - é assim que se diz. Façamos um Natal mais humilde, com presentes mais humildes.

Enviemos o que economizamos ao povo ucraniano, que está em necessidade, eles sofrem tanto, passam fome, sentem o frio e muitos morrem porque não há médicos, não há enfermeiras à disposição. Não esqueçamos: um Natal, sim; em paz com o Senhor, sim, mas com os ucranianos em nossos corações. E façamos algum gesto concreto por eles", pediu o Papa.

Shutterstock/ Ciprian Alexandru
Shutterstock/ Ciprian Alexandru


Fazer pelo próximo é o mesmo que fazer pelo Pai; quando ajudamos o outro, estamos agradando a Deus, pois Ele se faz presente em todos nós. A partir disso, tenhamos sempre em mente a importância de deixarmos o mundano de lado e focarmos na bondade e na felicidade genuínas.

"'Pois eu estive com fome e me destes de comer, estive com sede e me destes de beber, fui estrangeiro e me acolhestes, estive nu e me vestistes, fiquei doente e me visitastes, estive na prisão e me fostes ver’. Os justos então lhe perguntarão: ‘Mas, Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber, estrangeiro e te acolhemos, ou nu e te vestimos, doente ou na prisão e te fomos visitar?’ Aí o rei responderá: ‘Na verdade vos digo: toda vez que fizestes isso a um desses mais pequenos dentre meus irmãos foi a mim que o fizestes!’." (Mateus 25, 35-40).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...