Santo Padre

Papa Francisco convida a acolher o próximo e a espalhar a fraternidade

Escrito por Redação A12

03 MAR 2024 - 10H52 (Atualizada em 04 MAR 2024 - 12H15)

Vatican Media

Neste domingo (03), Terceiro da Quaresma, o Papa Francisco realizou a Oração do Angelus com presença dos fiéis, na Praça São Pedro.

O Santo Padre destacou a necessidade de construirmos lugares que sejam mais acolhedores e fraternos.

“O convite para o nosso caminho de Quaresma é fazer com que, em nós e ao nosso redor, haja mais casa e menos mercado. Antes de tudo, em direção a Deus, rezando muito, como filhos que batem, incansavelmente e com confiança, à porta do Pai, e não como vendedores avaros e desconfiados. E depois, espalhando a fraternidade. Há necessidade”, afirmou.

Acerca do Evangelho de hoje, no qual vemos a cena em que Jesus expulsa pessoas que faziam comércio no templo, o Papa disse:

“No templo, entendido como um mercado, para estar de bem com Deus, bastava comprar um cordeiro, pagá-lo e consumi-lo nas brasas do altar”. 

Francisco explicou que o templo entendido como casa é o local onde as pessoas se unem a Jesus e aos irmãos para dividir os momentos tristes e alegres:

“No mercado, joga-se com o preço, em casa não se calcula; no mercado, busca-se o próprio interesse, em casa, dá-se gratuitamente[…] Jesus é duro hoje porque não aceita que o templo-mercado substitua o templo-casa, que o relacionamento com Deus seja distante e comercial em vez de próximo e confiante, que os bancos de vendas tomem o lugar da mesa da família, os preços o lugar dos abraços e as moedas o lugar das carícias. Pois, dessa forma, cria-se uma barreira entre Deus e o homem e entre irmão e irmão, ao passo que Cristo veio para trazer comunhão, misericórdia e proximidade”.

Ao final, o Papa sugeriu que nos perguntássemos, antes de qualquer coisa: “Como é a nossa oração? Seria ela um momento de entrega, de demostrar confiança no Senhor ou um preço a pagar? Sabemos nos doar aos irmãos sem esperar recompensa? Sabemos ser protagonistas em quebrar os muros do silêncio e os vazios das distâncias?”

Francisco concluiu com uma prece a Maria, para que Ela nos ajude a “fazer casa” com Deus, com o próximo e no ambiente onde estivermos.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...