Leia MaisPapa Francisco expressa proximidade a padre de GazaNo último domingo (15), o Papa Francisco divulgou a Exortação Apostólica "C'est la Confiance" (Só a Confiança), dedicada ao 150º aniversário do nascimento de Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face.
A mensagem que o Pontífice pretende trazer com o documento é ilustrar a essência da doutrina da Santa padroeira das Missões e fazer referência à sua total entrega nos braços de Deus.
Francisco destaca isso através da frase notável de Santa Teresinha: "Só a confiança e nada mais do que a confiança tem de conduzir-nos ao Amor", retirada da carta 197 de Teresa, escrita para sua irmã e madrinha de batismo, Maria do Sagrado Coração.
O Santo Padre explicou a escolha de publicar a Exortação no domingo (15) e não em uma data ligada à vida da Santa. O motivo é o desejo de que “a mensagem se situe além das ocorrências e seja assumida como parte do tesouro espiritual da Igreja”.
O Papa Francisco reconstitui as etapas do reconhecimento do extraordinário valor do testemunho espiritual de Teresinha através das ações dos Pontífices: começando com o Papa Leão XIII, que permitiu que ela entrasse no convento aos 15 anos; passando por Pio XI, que a proclamou Santa em 1925 e, em 1927, Padroeira das Missões; até São João Paulo II, que a declarou Doutora da Igreja em 1997.

“Por fim”, lembra Francisco, “tive eu a alegria de canonizar os seus pais Luís e Célia durante o Sínodo da família e, recentemente, dediquei-lhe uma Catequese”.
No último capítulo, o Pontífice explica que a Exortação Apostólica lhe permite recordar que, como lemos na Evangelii Gaudium, em uma Igreja missionária “o anúncio concentra-se no essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário” (47). “Em última análise”, escreve o Papa, “conta só o amor”.
Para Francisco, “o contributo específico que Teresinha nos oferece como Santa e como Doutora da Igreja” é “levar-nos ao centro, àquilo que é essencial”.
O Papa se dirige aos teólogos, aos moralistas e aos estudiosos da espiritualidade e diz: “temos ainda necessidade de acolher esta intuição genial de Teresinha e tirar as devidas consequências teóricas e práticas, doutrinais e pastorais, pessoais e comunitárias. São precisas audácia e liberdade interior para o poder fazer”.
Aproximando-se da conclusão, o Papa recorda os principais aspectos do seu “caminhito” e sua atualidade. Em uma época marcada pelo fechamento nos próprios interesses, pelo individualismo e pela obsessão do poder, ela nos mostra a beleza de fazer da vida um dom, indica o valor da simplicidade e da pequenez e o primado absoluto do amor “superando uma lógica legalista e moralista que enche a vida cristã de obrigações e preceitos e congela a alegria do Evangelho”.
.:: Acesse a Exortação Apostólica: clique aqui!
Fonte: Vatican News e CNBB
JMJ Seul 2027: começa a preparação dos jovens brasileiros
A preparação para a próxima JMJ já começou no Brasil. Veja como a juventude brasileira vive a contagem regressiva para o encontro em Seul, na Coreia do Sul!
Como vencer a preguiça segundo a fé católica?
No dia da preguiça, confira o que o episódio da série Vícios e Virtudes do A12 diz sobre esse vício, que é também chamado de acídia. Entenda como vencê-la!
As viagens apostólicas internacionais dos papas
Antes da era dos aviões, as viagens pontifícias eram extremamente difíceis. Confira como foram se desenvolvendo as viagens apostólicas ao longo do tempo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...