Leia MaisPapa se solidariza com vítimas dos tornados nos EUAAs perguntas e respostas do Papa em sua mensagem de AdventoA Santa Sé publicou na última segunda-feira (13) um rito litúrgico para instituir o ministério do catequista na Igreja Católica. O Papa Francisco aprovou e publicou um “Editio typica”, que introduz o novo rito específico para os catequistas, e que será bem preciso: o rito poderá ser realizado durante uma missa ou celebração da Palavra de Deus e seguirá o planejado com exortação, convite à oração, texto de benção e entrega do crucifixo.
O texto básico publicado pela Santa Sé e assinado pelo Papa será traduzido e adaptado para as diversas Conferências Episcopais de todo o mundo e entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.
O Arcebispo Arthur Roche, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, enviou um comunicado aos presidentes das Conferências Episcopais com explicações sobre o novo Ministério. No texto, o Arcebispo esclarece que o Ministério é um serviço estável prestado à Igreja local e que deve ser exercido por leigos batizados.
O comunicado diz ainda que por conta do Batismo, os catequistas são “convocados” a serem corresponsáveis na Igreja local pelo anúncio e transmissão da fé desempenhando e dividindo este papel com os ministros ordenados e sob sua orientação.
O novo ministério da Igreja, segundo Dom Roche, tem duas grandes orientações fundamentais: a primeira é voltada para catequistas com a tarefa específica da catequese; e a segunda voltada para as pessoas que participam nas várias formas de apostolado, como a guia da oração comunitária; assistências aos doentes; as celebrações de funerais; a formação de outros catequistas; a coordenação de iniciativas pastorais e ajuda aos pobres.
No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a responsável pela divulgação do comunicado e do novo rito com sua devida tradução.
Leão XIV: "anunciar Cristo nasce do encontro com Jesus"
Na manhã do 12º Domingo do Tempo Comum, veja a mensagem do papa Leão XIV dirigida a todos os fiéis antes da oração do Angelus na Praça São Pedro, em Roma.
Domingo com o Senhor: “Não tenhais medo!”
Inspirados pelas palavras de Jesus, somos chamados a confiar na providência divina e não permitir que o medo nos paralise em nossa caminhada. Veja a reflexão!
Conheça a romaria feminina "Peregrinas de Nossa Senhora"
Iniciativa criada por amigas busca incentivar mais mulheres a viverem a experiência da peregrinação a pé. Leia o testemunho de uma integrante do grupo!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.