Na manhã desta quarta-feira (20/03), durante a Audiência Geral realizada na Praça São Pedro, o Papa Francisco dirigiu uma reflexão profunda sobre a virtude da prudência. O Pontífice, que enfrenta dificuldades com a voz, delegou a leitura do texto preparado ao padre rosminiano Pierluigi Giroli, da Secretaria de Estado.
“A prudência, juntamente com a justiça, a fortaleza e a temperança, forma as chamadas virtudes cardeais, que são uma herança da sabedoria antiga”, destacou o Papa. Ele ressaltou que estas virtudes não são exclusivas dos cristãos, mas também pertencem ao legado da sabedoria dos filósofos gregos.
O Papa Francisco enfatizou que a prudência não é apenas cautela ou temor, mas sim uma capacidade criativa da pessoa, que utiliza sua inteligência e liberdade para direcionar suas ações para o bem:
“A pessoa prudente é criativa: raciocina, avalia, tenta compreender a complexidade do real e não se deixa dominar pelas emoções, pela preguiça, pelas pressões das ilusões”, afirmou.
Em um mundo onde as aparências e os pensamentos superficiais dominam, o Papa destacou a importância de recuperar a antiga lição da prudência. Ele citou São Tomás de Aquino, que a definiu como “recta ratio agibilium”, ou seja, a capacidade de governar as ações para direcioná-las para o bem, sendo apelidado de “o cocheiro das virtudes”.
A prudência, segundo o Papa, também ensina a evitar o zelo em demasia, que pode causar desastres, e a preservar a memória do passado como patrimônio de sabedoria. “A pessoa prudente também é clarividente. Depois de decidir o objetivo a atingir, é preciso buscar todos os meios para alcançá-lo”, acrescentou.
Francisco lembrou também passagens do Evangelho que nos ajudam a educar a prudência, destacando a necessidade de ser “santos inteligentes”. Ele enfatizou que Deus não apenas deseja santidade, mas também inteligência, pois sem a prudência é fácil seguir pelo caminho errado.
Fonte: Vatican News
Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Serão 26 grandes eventos de forma presencial e online para peregrinos de todo o mundo
CEFEP abre inscrições para curso de formação política
Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do CEFEP, com início em 2025. Bolsa disponível para candidatos com dificuldades financeiras. Saiba mais.
Pascom lança série de podcasts inspirados no mês da Bíblia
No Mês da Bíblia, a série de podcasts "Uma história que se renova" oferece reflexões e orações para comunicadores católicos. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.