Na tarde desta terça-feira (20), o Papa Leão XIV visitou a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, onde rezou diante do túmulo do Apóstolo dos Gentios e celebrou a Santa Missa.
O Santo Padre confiou o início do seu pontificado à intercessão de São Paulo e meditou sobre o chamado do Apóstolo: “São Paulo diz que recebeu de Deus a graça da vocação. Ele reconhece que seu encontro com Cristo e sua missão nasceram do amor com que Deus o amou primeiro”.
Citando Santo Agostinho, o Papa recordou:
“Mas o que podemos escolher, se antes não formos escolhidos? Porque não conseguiremos amar, se antes não formos amados”. E completou: “Na raiz de toda a vocação está Deus: sua misericórdia, sua bondade, generosa como a de uma mãe”.
Ao refletir sobre a obediência da fé, Leão XIV lembrou que, no caminho de Damasco, Paulo não teve sua liberdade tirada. “A salvação não acontece por magia, mas por um mistério de graça e de fé, do amor prévio de Deus e da adesão livre do coração humano”.
O Papa convidou todos a seguirem o exemplo de Paulo:
“Pedimos-lhe que saibamos responder do mesmo modo... tornando-nos testemunhas do amor «derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.
Ele também recordou o testemunho dos monges beneditinos que, há séculos, cuidam da Basílica, e a Regra de São Bento, que insiste na caridade fraterna e na hospitalidade. “Como não recordar os apelos de São Bento ao amor que edifica e acolhe?”, questionou.
Por fim, citou as palavras de Bento XVI aos jovens: “Deus nos ama. Esta é a grande verdade da nossa vida e que dá sentido a tudo o mais. [...] Na origem da nossa existência, há um projeto de amor de Deus.”
E concluiu ao dizer:
“Esta é a raiz de toda a missão, inclusive a minha. Que o Senhor me dê a graça de corresponder fielmente ao seu chamamento.”
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.