Santo Padre

Papa no Capitólio: Roma deve manter seu caráter acolhedor e nobre

O Papa Francisco visitou a Prefeitura de Roma nesta manhã, onde anunciou a abertura de uma Porta Santa em uma prisão da cidade.

Escrito por Redação A12

10 JUN 2024 - 11H33 (Atualizada em 10 JUN 2024 - 11H44)

Reprodução/ Vatican News

O Santo Padre, o Papa Francisco, realizou uma visita à Prefeitura de Roma (Capitólio), na manhã desta segunda-feira (10). Em seu discurso, Francisco pediu que Roma continue mostrando sua verdadeira face: acolhedora, hospitaleira, generosa e nobre. A última visita do Papa ao Monte Capitolino ocorreu em março de 2019, quando a prefeita era Virginia Raggi. Desta vez, ele foi recebido pelo prefeito Roberto Gualtieri.

Francisco se reuniu com a Assembleia Capitolina na Sala Júlio César e expressou gratidão pelo convite, destacando a vocação universal de Roma, presente desde sua fundação há cerca de 2.800 anos. Para os cristãos, essa vocação é vista como um desígnio providencial.

O Papa mencionou que a civilização romana e seu anseio por novas verdades facilitaram a rápida disseminação do cristianismo. Ele ressaltou que a fé cristã transformou profundamente a sociedade romana e suas instituições ao longo do tempo, oferecendo esperança e promovendo a dignidade humana.

Vatican Media
Vatican Media

Francisco lembrou que, após a Roma dos Césares, a cidade foi guiada pela Roma dos Papas, que assumiram importantes papéis civis durante a desintegração do mundo antigo. Ele destacou a Concordata entre o poder civil e a Santa Sé, revisada há 40 anos, como um marco significativo.

Preparando-se para o Jubileu de 2025, o Papa afirmou que este evento religioso também impactará a cidade, melhorando serviços públicos e aproximando o centro dos subúrbios. Francisco enfatizou a importância da colaboração entre as autoridades locais e nacionais para que tudo ocorra de forma ordenada e segura.

O Papa comunicou também a decisão de abrir uma Porta Santa em uma prisão romana, destacando que a autoridade deve estar a serviço de todos, especialmente dos mais vulneráveis. Ele pediu que Roma continue sendo um símbolo de caridade e acolhimento, servindo a todos, incluindo peregrinos, turistas, migrantes e pessoas em dificuldades.

Concluindo sua visita, o Papa pediu a intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Salus Populi Romani, para que proteja a cidade e inspire caridade, mantendo Roma como um farol de civilização e promotora da paz. Ele saudou os presentes na praça diante da Prefeitura e rezou uma Ave Maria com os fiéis.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...