Nesta quarta-feira (15), em sua tradicional catequese, Papa Francisco enfatizou aos milhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, que “o Evangelho ainda é esperado atualmente, e a humanidade de todos os tempos necessita do seu anúncio”.
Ele iniciou sua Audiência Geral mencionando a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, que neste mês completa dez anos.
“O primeiro ponto, que examinamos hoje, só pode dizer respeito à atitude da qual depende a substância do gesto evangelizador: a alegria.” Leia MaisPapa Francisco incentiva dioceses a manterem o espírito jovem pós-JMJCop 28: Papa encoraja a conversão ecológica
Francisco enfatizou que "a mensagem cristã, conforme ouvimos nas palavras do anjo aos pastores, é o anúncio de uma grande alegria".
Ele ainda questionou os fiéis presentes:
"E qual é o motivo dessa grande alegria? Uma boa notícia, uma surpresa, um belo acontecimento?"
Em seguida explicou:
“É muito mais do que isso, é uma Pessoa: Jesus! Ele é o Deus feito homem que nos ama sempre, que deu sua vida por nós e deseja nos conceder a vida eterna! Ele é o nosso Evangelho, a fonte de uma alegria perene!”
É preciso escutar o Evangelho e colocá-lo em prática diariamente, mas não como uma obrigação na qual fazemos sem vontade, apenas porque é necessário, mas sim com alegria de proclamar a história da Salvação.
“Ou proclamamos Jesus com alegria, ou não o proclamamos, porque qualquer outra forma de anunciá-Lo não é capaz de trazer a verdadeira realidade de Jesus.”
O Santo Padre explicou ainda que a evangelização não é uma ideologia, a evangelização funciona de forma gratuita, porque vem da plenitude, não da pressão.
"Quando se evangeliza com base em ideologias, isso não é evangelizar, isso não é o Evangelho. O Evangelho não é uma ideologia: o Evangelho é um anúncio de alegria. As ideologias são frias, todas elas. O Evangelho tem o calor da alegria. As ideologias não sabem sorrir, o Evangelho é um sorriso, ele faz você sorrir porque toca sua alma com a Boa Nova".
É necessário que o Evangelho chegue a todos e os cristãos serão responsáveis por este anúncio, por este motivo é preciso anunciar com alegria, esperança e convicção, vivendo o Evangelho diariamente.
"Portanto, os primeiros a serem evangelizados somos nós, os cristãos, e isso é muito importante".
E completou:
“Podemos até ser tentados pela ideia de deixar os 'outros' seguirem seu próprio caminho. Em vez disso, este é exatamente o momento de voltar ao Evangelho para descobrir que Cristo é sempre jovem, é sempre uma fonte constante de novidade.”
O Pontífice explicou que o Evangelho ainda é esperado hoje e a humanidade necessita do seu anúncio, até mesmo a “civilização imersa na descrença planejada e na secularidade institucionalizada e especialmente em uma sociedade que negligencia os espaços do sentimento religioso, o Evangelho é aguardado”.
Finalizando sua catequese, o Papa convidou cada cristão a renovar seu encontro pessoal com Jesus Cristo.
"O Evangelho percorre o caminho da alegria, sempre, é o grande anúncio. Convido todos os cristãos, em qualquer lugar e situação em que se encontrem, a renovar seu encontro pessoal com Jesus Cristo hoje. Que cada um de nós, neste dia, pare um pouco e pense: Jesus, Tu estás dentro de mim: quero encontrá-Lo todos os dias. Tu és uma Pessoa, não uma ideia. Tu és um companheiro, não um programa. Tu és o Amor que resolve tantos problemas. Tu és o início da evangelização. Tu, Jesus, és a fonte da alegria."
Jesus anuncia a Boa Nova por meio da leitura de Isaías
A ação de Jesus é um convite à prática da fé e à vivência dos ensinamentos do Evangelho.
Papa convida jornalistas a espalharem esperança
Aos jornalistas, Papa pede para comunicarem com mansidão e esperança, inspirando empatia e construindo pontes.
Como se preparar para o retorno da catequese?
Dicas práticas para organizar e motivar o retorno das atividades catequéticas, promovendo um ambiente acolhedor.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.