Santo Padre

Papa pede a valorização dos idosos: “A velhice é um dom para todas as idades”

Na catequese desta quarta-feira, o Santo Padre destaca a importância da comunicação entre jovens e idosos

Escrito por Lais Silva

23 FEV 2022 - 09H13 (Atualizada em 23 FEV 2022 - 10H12)

Freepik

Nesta quarta-feira (23), o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses dedicado à valorização da velhice e enfatizando a importância do diálogo entre as geraçõesO Santo Padre destacou que, na atualidade, o número de idosos é maior que crianças e jovens e que, por muitas vezes, os idosos são facilmente descartados por suas famílias.

"Nunca fomos tão numerosos na história da humanidade, e o risco de sermos descartados é ainda mais frequente: os idosos muitas vezes são vistos como um peso".

A convivência entre crianças, jovens e idosos é cada vez mais frequente, mas o diálogo por muitas vezes é trocado pela tecnologia e isso deve ser analisado.

"Quando os idosos comunicam seus sonhos, os jovens veem bem o que devem fazer. Os jovens que não mais questionam os sonhos dos idosos, farão fadiga para carregar o seu presente e suportar seu futuro. Se os avós se voltam para suas melancolias, os jovens vão olhar ainda mais para seus celulares. A tela pode permanecer ligada, mas a vida se extingue antes do tempo. A repercussão mais grave da pandemia não está na desorientação dos jovens? Os idosos têm recursos de vida já vivida aos quais podem recorrer a qualquer momento. Ficarão a ver os jovens perderem a visão ou vão acompanhá-los aquecendo seus sonhos? Diante dos sonhos dos velhos, o que farão os jovens? A velhice é um dom para todas as idades da vida. É um dom de maturidade, de sabedoria", explicou.

Os idosos são fundamentais para que as gerações mais novas conheçam suas origens, histórias e valorizem suas raízes. Francisco conclui que a valorização dos idosos é uma cultura que deve ser mais trabalhada dentro da família e também na sociedade.

"Se o suco não vier das raízes, nunca poderão florescer. Tudo o que há de bonito numa sociedade está relacionado às raízes dos idosos. Por isso, nestas catequeses, gostaria que emergisse a figura do idoso, para que se entenda bem que o idoso não é um material de descarte, mas uma benção para uma sociedade", concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.