Nesta quarta-feira (23), o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses dedicado à valorização da velhice e enfatizando a importância do diálogo entre as gerações. O Santo Padre destacou que, na atualidade, o número de idosos é maior que crianças e jovens e que, por muitas vezes, os idosos são facilmente descartados por suas famílias.
"Nunca fomos tão numerosos na história da humanidade, e o risco de sermos descartados é ainda mais frequente: os idosos muitas vezes são vistos como um peso".
A convivência entre crianças, jovens e idosos é cada vez mais frequente, mas o diálogo por muitas vezes é trocado pela tecnologia e isso deve ser analisado.
"Quando os idosos comunicam seus sonhos, os jovens veem bem o que devem fazer. Os jovens que não mais questionam os sonhos dos idosos, farão fadiga para carregar o seu presente e suportar seu futuro. Se os avós se voltam para suas melancolias, os jovens vão olhar ainda mais para seus celulares. A tela pode permanecer ligada, mas a vida se extingue antes do tempo. A repercussão mais grave da pandemia não está na desorientação dos jovens? Os idosos têm recursos de vida já vivida aos quais podem recorrer a qualquer momento. Ficarão a ver os jovens perderem a visão ou vão acompanhá-los aquecendo seus sonhos? Diante dos sonhos dos velhos, o que farão os jovens? A velhice é um dom para todas as idades da vida. É um dom de maturidade, de sabedoria", explicou.
Os idosos são fundamentais para que as gerações mais novas conheçam suas origens, histórias e valorizem suas raízes. Francisco conclui que a valorização dos idosos é uma cultura que deve ser mais trabalhada dentro da família e também na sociedade.
"Se o suco não vier das raízes, nunca poderão florescer. Tudo o que há de bonito numa sociedade está relacionado às raízes dos idosos. Por isso, nestas catequeses, gostaria que emergisse a figura do idoso, para que se entenda bem que o idoso não é um material de descarte, mas uma benção para uma sociedade", concluiu.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.