Na manhã desta quinta-feira (17), um bombardeio atingiu a Igreja da Sagrada Família, em Gaza. O local abriga centenas de católicos e civis que fugiram da guerra. O pároco, Padre Gabriel Romanelli, foi ferido na perna, mas passa bem após receber atendimento no Hospital Al-Ahli.
As agências locais relatam a morte de três pessoas, duas mulheres, e pelo menos seis feridos graves. Israel teria justificado o episódio como um “erro de tiro”.
Ao saber do ocorrido, o Papa Leão XIV enviou um telegrama ao Padre Romanelli, expressando sua "profunda tristeza" pelo ataque. O Pontífice também manifestou “proximidade espiritual” e garantiu suas orações pela comunidade. “Confio as almas dos falecidos à amorosa misericórdia de Deus Todo-Poderoso”, escreveu.
A mensagem papal, assinada pelo cardeal Pietro Parolin, reforça um pedido urgente: “cessar-fogo imediato”, seguido de diálogo e uma “paz duradoura”.
O ataque desta semana relembra outro episódio trágico ocorrido em 16 de dezembro de 2023, quando bombardeios atingiram o mesmo complexo da paróquia. Na ocasião, duas mulheres que saíram para ir ao banheiro foram atingidas por tiros de atiradores. Aproximadamente 700 pessoas estavam refugiadas ali. O pároco, argentino, já havia relatado o impacto dos estilhaços em diversos setores da igreja.
Desde a intensificação dos ataques nos arredores da Igreja, o Papa Francisco se fez próximo e ligava todas as noites para Padre Romanelli e rezava por todos.
O cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, confirmou a gravidade do ocorrido e afirmou que as comunicações com Gaza continuam instáveis.
"Dizem que foi um erro de um tanque israelense, mas não sabemos. Atingiu diretamente a igreja", lamentou.
Apesar da dificuldade de acesso à região, Pizzaballa assegura: “Sempre tentamos chegar a Gaza de todas as maneiras possíveis. É cedo para entender tudo o que aconteceu, mas certamente nunca deixaremos nosso povo sozinho”.
O ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, criticou duramente os ataques. Em postagem na rede X, afirmou: “Não são mais admissíveis os ataques do Exército israelense contra civis. O de hoje é um ato grave contra um local cristão. É hora de parar e buscar a paz”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.