Na manhã desta quinta-feira (17), um bombardeio atingiu a Igreja da Sagrada Família, em Gaza. O local abriga centenas de católicos e civis que fugiram da guerra. O pároco, Padre Gabriel Romanelli, foi ferido na perna, mas passa bem após receber atendimento no Hospital Al-Ahli.
As agências locais relatam a morte de três pessoas, duas mulheres, e pelo menos seis feridos graves. Israel teria justificado o episódio como um “erro de tiro”.
Ao saber do ocorrido, o Papa Leão XIV enviou um telegrama ao Padre Romanelli, expressando sua "profunda tristeza" pelo ataque. O Pontífice também manifestou “proximidade espiritual” e garantiu suas orações pela comunidade. “Confio as almas dos falecidos à amorosa misericórdia de Deus Todo-Poderoso”, escreveu.
A mensagem papal, assinada pelo cardeal Pietro Parolin, reforça um pedido urgente: “cessar-fogo imediato”, seguido de diálogo e uma “paz duradoura”.
O ataque desta semana relembra outro episódio trágico ocorrido em 16 de dezembro de 2023, quando bombardeios atingiram o mesmo complexo da paróquia. Na ocasião, duas mulheres que saíram para ir ao banheiro foram atingidas por tiros de atiradores. Aproximadamente 700 pessoas estavam refugiadas ali. O pároco, argentino, já havia relatado o impacto dos estilhaços em diversos setores da igreja.
Desde a intensificação dos ataques nos arredores da Igreja, o Papa Francisco se fez próximo e ligava todas as noites para Padre Romanelli e rezava por todos.
O cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, confirmou a gravidade do ocorrido e afirmou que as comunicações com Gaza continuam instáveis.
"Dizem que foi um erro de um tanque israelense, mas não sabemos. Atingiu diretamente a igreja", lamentou.
Apesar da dificuldade de acesso à região, Pizzaballa assegura: “Sempre tentamos chegar a Gaza de todas as maneiras possíveis. É cedo para entender tudo o que aconteceu, mas certamente nunca deixaremos nosso povo sozinho”.
O ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, criticou duramente os ataques. Em postagem na rede X, afirmou: “Não são mais admissíveis os ataques do Exército israelense contra civis. O de hoje é um ato grave contra um local cristão. É hora de parar e buscar a paz”.
Dom Jaime Spengler reflete legado do Concílio Vaticano II
O Concílio Vaticano II completa 60 anos, mas é considerado atual na missão da Igreja em percorrer um caminho sinodal
Calendário do Advento: 6 opções para você criar no Natal!
Aprenda a fazer diversos tipos de calendários de advento com opções de artesanato que vão agradar de adultos a crianças! Faça agora e decore sua casa!
Brasil se destaca na exposição de presépios do Vaticano
Presépio brasileiro em exposição em Roma é feito com fibras naturais e emociona visitantes no Vaticano pela fé simples e criativa vinda do artesanato do país
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.