Neste domingo (05), Papa Francisco refletiu junto aos fiéis antes da oração do Regina Caeli na Praça São Pedro, sobre a essência e a veracidade da amizade.
O santo padre explicou que a amizade não é só estar ao lado de alguém quando ele está certo, quando ele está em seu melhor momento, mas sim corrigir quando o amigo erra, ajudar levantar quando ele cai.
“Um verdadeiro amigo não abandona, nem mesmo quando você comete um erro: ele o corrige, talvez até o repreenda, mas ele o perdoa e não o abandona”.
Francisco destacou aos fiéis e peregrinos presentes que o Evangelho deste domingo nos lembra da relação de Jesus com seus Apóstolos, quando ele diz: “não os chamo mais de servos, mas de amigos”.
Ao refletir sobre Jesus e seus Apóstolos, o papa explica que uma relação precisa de amizade, não basta ser servo de Deus, se você não confia nele por inteiro, não o enxerga como amigo.
“O que significa isso? Na Bíblia, os servos de Deus são pessoas especiais, a quem ele confia missões importantes, por exemplo, Moisés, o rei Davi, o profeta Elias, até a Virgem Maria. Eles são pessoas em cujas mãos Deus coloca seus tesouros. Mas tudo isso não é suficiente, de acordo com Jesus, para dizer quem somos para Ele: é preciso mais, algo maior, que vai além dos bens e dos próprios projetos: é preciso amizade”.
Continuando sua mensagem, o pontífice recorda das mudanças que a amizade dá no caminho de cada um, desde a infância até a velhice, e reforça que a Palavra de Deus no Livro dos Provérbios nos diz: “o perfume e o incenso alegram o coração e o conselho de um amigo adoça a alma”.
“Desde criança, aprendemos como essa experiência é bela: aos amigos, oferecemos nossos brinquedos e os mais belos presentes. Depois, quando crescemos, como adolescentes, confiamos a eles nossos primeiros segredos; como jovens, oferecemos lealdade; como adultos, compartilhamos satisfações e preocupações; como idosos, compartilhamos lembranças, considerações e silêncios de longos dias. Pensemos por um momento em nossos amigos e amigas e agradeçamos ao Senhor”.
Para compreender a essência e a veracidade de uma amizade, não é preciso estudo, somas e descobertas científicas, precisamos apenas olhar para nossos amigos e lembrar como foi que aquela amizade surgiu, na maioria das vezes ela começa sem pretensão alguma, nós só olhamos e nos identificamos com outro.
“A amizade não é o resultado de cálculos nem de coerção: ela surge espontaneamente quando reconhecemos no outro algo de nós. E, se é verdadeira, é tão forte que não falha nem mesmo diante de uma traição. O amigo ama em todo tempo”.
Papa ainda enfatiza que é preciso fortalecer os laços das amizades, não abandonar um amigo nem mesmo quando algo de ruim acontece. E lembra ainda da reação de Jesus diante da traição de Judas: “Amigo, é por isso que você está aqui”.
O santo padre reafirmou que Jesus quer ser nosso amigo e é preciso que cada pessoa enxergue Jesus desta maneira. Ele ainda incentivou os fiéis a se questionarem e refletirem sobre esse relacionamento com Cristo.
“Que rosto o Senhor tem para mim? O rosto de um amigo ou de um estranho? Eu me sinto amado por Ele como uma pessoa querida? E qual é o rosto de Jesus que eu testemunho aos outros, especialmente àqueles que cometem erros e precisam de perdão?”
E concluiu pedindo a intercessão de Maria pela nossa amizade com Jesus.
“Que Maria nos ajude a crescer na amizade com seu Filho e a espalhá-la ao nosso redor”.
Como celebrar o Mês da Bíblia em sua comunidade
Quer saber como aproveitar o Mês da Bíblia para engajar sua comunidade? Veja dicas para participar de missas, organizar palestras e promover celebrações especiais. Saiba mais.
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores, ministrada pelo professor Fernando Nascimento, destacando sua aplicação na comunicação. Saiba mais.
Conheça o Santuário dedicado à Mãe Aparecida em Jundiaí (SP)
Saiba mais desta Igreja no interior de São Paulo, com a forte devoção mariana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.