Leia MaisPapa Francisco participará de Via-Sacra no Coliseu8 curiosidades que fazem o Papa ser gente como a genteO mistério por trás do Arquivo Secreto do VaticanoO Papa Francisco, no último domingo (10), dedicou grande parte das orações para pedir o “fim da loucura da guerra” na Ucrânia.
Foram duas celebrações, uma pelo Domingo de Ramos e outra no tradicional Angelus, com a praça de São Pedro, no Vaticano, cheia de fiéis. O pedido de uma “trégua” entre Rússia e Ucrânia foi recorrente.
O Santo Padre pediu negociações para encontrar uma solução para o conflito. Em uma provável referência à Rússia, ele disse: “Que tipo de vitória seria aquela que coloca uma bandeira em um monte de escombros?”.
No domingo que é considerado o início da Semana Santa, Francisco citou a fala de Jesus durante sua Paixão:
“Pai, perdoa porque eles não sabem o que fazem, no sentido daquela ignorância no coração que temos todos os pecadores”, repetiu o Papa.

O Papa foi enfático ao falar da guerra:
“Nós vemos hoje na loucura da guerra, onde se volta a crucificar Cristo. Sim, Cristo está mais uma vez pregado na cruz, nas mães que choram a morte injusta de maridos e filhos. Está crucificado nos refugiados que fogem das bombas com as crianças no colo”, disse durante a celebração do Domingo de Ramos.
Durante o Angelus, o líder católico voltou a pedir uma trégua no conflito iniciado pela Rússia:
“Que se baixem as armas e se inicie uma trégua pascal. Mas, não para recarregar as armas e retomar os combates. Uma trégua para se chegar à paz através de uma verdadeira negociação. De fato, que vitória é essa que plantará uma bandeira sobre um amontoado de escombros?”, indagou o Papa.
O Domingo de Ramos celebra o dia em que o Evangelho diz que Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento e foi saudado pelo povo.
A data marca o início da Semana Santa, que antecede o Domingo de Páscoa.
Uma crise de dor no joelho forçou o Papa a pular a tradicional procissão do obelisco no centro da Praça de São Pedro até o altar nos degraus da Basílica. Em vez disso, ele assistiu sentado no altar, para onde foi levado em um carro pequeno.
De acordo com o Vaticano, cerca de 50 mil pessoas participaram das duas celebrações (Domingo de Ramos e Angelus) presididas pelo Papa Francisco.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.