No último sábado (1º de fevereiro), o Papa Francisco celebrou as Primeiras Vésperas da Festa da Apresentação do Senhor e também o 29º Dia Mundial da Vida Consagrada.
Em sua homilia, o Pontífice destacou o papel dos religiosos como portadores da luz de Cristo no mundo, inspirado pelo contexto de luz que se trata o Jubileu da Esperança.
O Papa iniciou sua reflexão destacando o valor da pobreza como caminho de liberdade. “Tudo é vosso. Mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus”, recordou, citando São Paulo.
Para Francisco, a pobreza vivida pelos consagrados é um testemunho de desprendimento, que rejeita o egoísmo e abraça a partilha e a solidariedade.

O Papa também abordou a castidade como um testemunho de amor autêntico em um mundo que, muitas vezes, distorce as relações humanas.
Ele alertou sobre os perigos do egocentrismo e da superficialidade nos relacionamentos modernos, enfatizando que a castidade consagrada é um caminho de cura para o isolamento e de promoção do respeito ao outro.
“Que remédio para a alma é encontrar religiosas e religiosos capazes deste tipo de relacionamento maduro e alegre!”

Outro ponto importante tratado pelo Santo Padre foi a obediência, que definiu como um antídoto contra o individualismo.
Sendo crítico a tendência de muitas pessoas a falar sem escutar verdadeiramente, o Pontífice alertou que “muitas vezes, no diálogo cotidiano, antes mesmo de alguém terminar de falar, a resposta já sai. Não se escuta”. Para curarmos disso, Francisco pede que a obediência seja um caminho para a verdadeira alegria do dom de si.

Por fim, o Papa reforçou a importância de um retorno às origens, sem o saudosismo, mas como uma redescoberta da essência da vida consagrada. A adoração e a oração silenciosa diante do Sacrário são os elementos fundamentais para a renovação espiritual.
“Somos muito práticos, queremos fazer as coisas, mas… Adorar. Adorar”, insistiu.
No encerramento, o Papa agradeceu a fidelidade à missão pelos consagrados e pelo testemunho desses homens e mulheres, que continuam sendo um sinal de esperança para a Igreja e o mundo.
:: Assista missa da Vida Consagrada no Santuário Nacional!
Fonte: Vatican News
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.