Depois da tradicional oração do Angelus, no último domingo (20), na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco voltou a manifestar solidariedade com a população de Petrópolis (RJ), que vem sofrendo com as fortes chuvas desde a última semana.
Francisco também citou Madagascar, na África, que também sofre com ciclones e tempestades tropicais.
“Exprimo minha proximidade às populações atingidas por desastres naturais nos últimos dias. Estou pensando especialmente no sudeste de Madagascar, flagelado por uma série de ciclones, e na área de Petrópolis, no Brasil, devastada por enchentes e deslizamentos de terra”, falou o Papa.
O Santo Padre ainda rezou pelas famílias dos falecidos e também por todos os voluntários que ajudam na busca dos desaparecidos.
“Que o Senhor receba os mortos em sua paz, conforte suas famílias e apoie aqueles que os estão ajudando”, disse Francisco.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos 176 pessoas morreram e 117 seguem desaparecidas. O número é o maior já registrado na história da cidade – a maior tragédia até aqui era a de 1988, quando 171 morreram.
Ainda durante o Angelus, o Papa recordou o dia em homenagem aos profissionais da saúde, comemorado no domingo (20). Francisco agradeceu a todos os profissionais recordando que o heroísmo desses profissionais permanece todos os dias, não apenas no período da Covid.
“Um médico estava me dizendo esta manhã que na época da Covid, uma pessoa estava morrendo e disse-lhe: ‘Pegue na minha mão, estou morrendo e preciso de sua mão’. Os heroicos profissionais da saúde mostraram este heroísmo no tempo da Covid, mas o heroísmo permanece todos os dias. Aos nossos médicos, enfermeiras, enfermeiros, voluntários um aplauso e um grande obrigado!”, disse o Pontífice.
Na última sexta-feira (18), o Santo Padre enviou um telegrama ao Bispo de Petrópolis (RJ) e disse que reza pelas vítimas da tragédia que acomete a cidade serrana do Rio de Janeiro.
No documento, que foi assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o Santo Padre diz a dom Gregório Paixão Neto que confia ao Bispo “transmitir às famílias das vítimas suas condolências”.
Para centralizar as doações em dinheiro, a Diocese de Petrópolis colocou uma conta à disposição de todos que quiserem fazer a doação pra ajudar as vítimas: c/c 114.134-1, Agência Banco do Bradesco 0401 para o CNPJ 28.805.190/0001-33. As pessoas interessadas em ajudar, podem ainda entrar em contato pelos telefones (24) 98828-0215 e (24) 98819-1455.
A Diocese de Petrópolis recebeu apoio das arquidioceses e dioceses do Regional Leste 1 da CNBB, da Cáritas Nacional, da presidência da CNBB e de diversas instituições, inclusive com voluntários para atuar no cuidado das vítimas.
.:: Papa manda telegrama e reza por Petrópolis (RJ)
.:: Arquidiocese do Rio ajuda famílias atingidas por desastre em Petrópolis
Oração pelos Necessitados
Você tem alguma necessidade para pedir auxílio de Deus? Reze com fé a Oração pelos Necessitados com o padre Célio Lopes, C.Ss.R.
O novo papa pode concluir os textos do papa anterior?
Com estilo semelhante ao de Francisco, Leão XIV pode retomar documentos inacabados em uma continuidade do magistério do Papa argentino
Leão XIV recebe um abraço inusitado de uma criança
Relembre outros momentos especiais dos últimos Papas com crianças!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.