Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Religiosos brasileiros relembram encontros com o Papa eleito

Três religiosos brasileiros que tiveram encontros com o Papa Leão XIV compartilham suas memórias e impressões sobre a personalidade e espiritualidade do Pontífice

Escrito por Giovana Marques

13 MAI 2025 - 10H37 (Atualizada em 13 MAI 2025 - 16H09)

Arquivo Pessoal

A eleição de um novo Papa é sempre uma surpresa para o mundo, e temos visto relatos de experiências e encontros passados de brasileiros com Robert Francis Prevost, antes de imaginarem que ele viria a se tornar o Papa Leão XIV.

Isso ocorreu, por exemplo, com muitos religiosos agostinianos brasileiros, que pertencem à mesma ordem que o Papa Leão. Dentre eles: Frei Eberson Naves, OSA, de Belo Horizonte (MG), Frei Rivandro Silva, OSA, de Bragança Paulista (SP) e Frei Luiz Carlos Batista, OSA, de São Paulo (SP).

Confira a seguir relatos de cada um dos frades sobre as lembranças e impressões a respeito do Papa Leão XIV quando o encontraram.

 🔴 Encontros com o novo Papa

“Ele participou das refeições conosco, sempre afável, acessível, cordial e bastante atento às pessoas.” (Frei Eberson)

Frei Eberson, OSA, o encontrou três vezes, duas na cidade de Lima, no Peru, em 2016 e 2017, quando era noviço agostiniano e pôde aprender com as partilhas de experiências do cardeal Prevost em relação à ordem à qual pertencem e sua missão.

E em 2024, no Encontro Internacional dos Secretários Provinciais, em Roma, aconteceu o terceiro encontro, ocasião também marcada pela proximidade. Frei Eberson, disse que o atual Papa deixou uma mensagem de esperança e perseverança nos trabalhos apostólicos.

“Momentos que revelaram não apenas sua humanidade e proximidade, mas também sua profunda vivência do carisma agostiniano.” (Frei Rivandro)

Já o Frei Rivandro Silva, OSA, relata dois encontros com o Papa quando este ainda era Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho. O primeiro ocorreu no Brasil, durante a profissão solene de três frades, ocasião em que Frei Robert Prevost presidiu a celebração com simplicidade e espírito fraterno.

O segundo foi em 2017, no Peru, por ocasião da própria profissão de votos do frei Rivandro. Em ambos os momentos, destacou-se a humildade, acessibilidade e profunda vivência do carisma agostiniano por parte de Leão XIX.

“Tive a oportunidade de andar ao seu lado e com ele visitar pessoas carentes da região da Serra da Cantareira, em Guarulhos.” (Frei Luiz)

Frei Luiz Carlos, OSA, relata quatro encontros, um na Espanha durante o Capítulo Intermédio da Ordem em 2007, um na comemoração dos 80 anos da chegada dos Agostinianos da Província de Castela ao Brasil em 2013, outro na Serra da Cantareira, em Guarulhos (SP), durante o Encontro da Juventude Agostiniana (EJA) e no Santuário de Aparecida na sacristia e no caminho para o presbitério.

Reprodução
Reprodução


🔴 Lembranças e personalidade de Prevost

“Ele é um irmão agostiniano que, mesmo ocupando funções de grande relevância na Ordem, era simples, sóbrio e atencioso.” (Frei Eberson)

Frei Eberson, recorda destes momentos com gratidão e esperança. Em entrevista ao A12, disse que o cardeal, sempre solícito, mostrou a ele que os valores do Evangelho e do carisma agostiniano estão sempre vivos, em todo o lugar e ocasião.

Além das características destacadas, o frei de Belo Horizonte disse ter chamado sua atenção a inteligência, cordialidade e facilidade de comunicação do novo Papa. O novo pontífice tem muitas formações e se comunica em muitos idiomas.

“O amor que ele tem pelo Brasil, não é algo externo, ele nutre esse carinho fraterno.” (Frei Rivandro)

Para frei Rivandro, em ambos os momentos, no Brasil e no Peru, ele também demonstrou um jeito de ser que criava comunhão. Ele ainda falou sobre um gesto simbólico do papa: sua reação ao cheiro da comida brasileira em Lima, revelando seu carinho pelo Brasil.

Vatican News
Vatican News


🔴 Como vêem o pontificado do Papa Leão XIV

“Papa Leão XIV, trará muita clareza sobre a vida da Igreja. Ele é alguém que confia e ama a Igreja de Cristo.” (Frei Eberson)

Para o frei belorizontino, a espiritualidade e devoção à Virgem Maria do novo Papa apontam que ele nos fará avançar para “águas mais profundas” e consolidar ações iniciadas pelos seus predecessores.

Além disso, os primeiros discursos e reflexões de Leão XIV já mostraram que a paz é prioridade. E, junto a ela, a humildade, diálogo e mansidão, e o dever de colocar Cristo no centro da vida e das atividades de todos os católicos.

“Acredito que será, sem dúvida, um papa do diálogo, um pastor que buscará a unidade, em que ninguém se sinta excluído.” (Frei Rivandro)

Alegria e esperança marcam a expectativa do frei Rivandro para o pontificado de Leão XIV. Ele destaca que o papa é um homem de vida comunitária, espiritualidade profunda e serviço generoso à Igreja.

O frei ainda acrescenta que o papa possui um estilo pastoral, centrado no diálogo, na unidade e na escuta, que reflete o ideal agostiniano de “um só coração e uma só alma”.

Creio que devido sua simplicidade e comprometimento com os mais pobres, quando foi bispo em Chiclayo, no Peru, dará continuidade a preocupação com as questões sociais na Igreja.” (Frei Luiz)


::. Quem é o novo Papa eleito pela Igreja

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...