Em um momento de gratidão e proximidade, o Papa Leão XIV recebeu os funcionários da Cúria Romana, do Governatorato e do Vicariato de Roma, cerca de cinco mil pessoas que atuam em diversas áreas da Santa Sé. Entre elas, estão sacerdotes, religiosos, religiosas e, em sua maioria, leigos que, com dedicação, colaboram com o serviço à Igreja.
“Este nosso primeiro encontro não é certamente o momento para discursos programáticos, mas é antes uma ocasião para agradecer a vocês pelo serviço que prestam e que eu, por assim dizer, 'herdei' dos meus predecessores”, disse o Santo Padre.
Leão XIV recordou sua trajetória até o Vaticano: “Então, deixei a Diocese de Chiclayo, no Peru, e vim trabalhar aqui. Que mudança! E agora… O que posso dizer? Apenas o que Simão Pedro disse a Jesus no lago de Tiberíades: 'Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo' (Jo 21,17)”. E completou: “Os Papas passam, a Cúria permanece”.
A Cúria Romana é responsável por preservar e transmitir a memória da missão da Igreja, colaborando para que o ministério do Papa se realize da melhor forma. O mesmo vale para os diversos serviços do Estado da Cidade do Vaticano, que trabalham para manter viva a missão da Sé Apostólica.

O Papa ressaltou ainda a dimensão missionária dessa estrutura, lembrando os ensinamentos do Papa Francisco expressos na Evangelii gaudium e na Praedicate Evangelium:
“Nunca poderei agradecer o suficiente ao Senhor por este dom!”, disse ele, referindo-se à sua caminhada no Peru e ao chamado para servir na Cúria Romana. “E ainda a continuo e continuarei, enquanto Deus quiser, neste serviço que me foi confiado.”
Na audiência, o Papa também convidou os presentes a viverem com espírito missionário, construindo pontes e promovendo o diálogo: “O Senhor confiou a Pedro e aos seus sucessores esta tarefa, e todos vocês, de diferentes maneiras, colaboram nesta grande obra. Cada um dá a sua contribuição, realizando o seu trabalho quotidiano com empenho e também com fé.”
Para fortalecer essa missão, Leão XIV incentivou atitudes concretas no cotidiano:
“Cada um pode ser construtor de unidade com a sua atitude para com os colegas, superando os inevitáveis mal-entendidos com paciência e humildade, colocando-se no lugar dos outros, evitando preconceitos e também com uma boa dose de humor, como nos ensinou o Papa Francisco.”
A audiência foi encerrada com uma prece mariana, própria para o mês de maio:
“Queridos irmãos e irmãs, obrigado mais uma vez de coração! Estamos no mês de maio: invoquemos juntos a Virgem Maria, para que abençoe a Cúria Romana e a Cidade do Vaticano, e também as suas famílias, especialmente as crianças, os idosos e as pessoas doentes e sofredoras.”
Fonte: Vatican News
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.