Leia MaisOs títulos de Jesus: a pedra angularEm 1946, ou seja, 78 anos atrás, foi dado início ao projeto do que viria a ser o maior Santuário Mariano do mundo, a partir do lançamento da Pedra Fundamental no Morro das Pitas, em Aparecida (SP).
O lançamento da pedra fundamental na Igreja Católica marca o primeiro dia de construção do templo, a partir de uma cerimônia de abertura, que significa o início do uso daquela terra. O nome faz referência a Pedra Angular, que representa Jesus Cristo como nossa base, edificação e salvação.
“Ficai sabendo, vós todos e todo o povo de Israel: é no nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos, é por ele que este homem se apresenta diante de vós em perfeita saúde. Este Jesus é a pedra que vós, os construtores, rejeitastes e que se tornou a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, pois não existe sob o céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4,10-12)
Tal ideação surgiu pelo fato da Basílica Histórica, que já existia na época, não comportar mais todos os fiéis que procuravam pelo local para agradecer e visitar a Mãe Aparecida.
Além disso, o desejo de construir um monumento nacional em celebração ao encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida já era existente e foi a partir dessas questões que em 10 de setembro de 1946 o Cardeal Patriarca de Lisboa na época, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, oficiou a solenidade de colocação da Pedra Fundamental.
A celebração contou com a presença de cardeais do Brasil inteiro, autoridades civis, religiosas e militares, e teve a terra de Fátima, Portugal, trazida e depositada no cofre da Pedra Angular, por Dom Manuel.
No dia seguinte, 11 de setembro, foi presidida a primeira Missa no local, pelo Cardeal de São Paulo na época, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta. Oito anos depois, em 8 de setembro de 1954, as obras foram iniciadas e para o importante momento, uma nova cerimônia foi realizada.
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.