Por Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso Em Notícias

A Espiritualidade Alfonsiana expressa no Altar da Capela

Todos que chegam ao Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), se encantam com a beleza da Capela. O Pe. Magalhães mora no local e é um profundo conhecedor da espiritualidade redentorista. O Missionário Redentorista relata a simbologia expressa nos elementos que compõem este altar. Confira!

Capela Seminário Santo Afonso

Dois ARCOS entrelaçam-se ao redor do altar. No arco central, lê-se em latim o lema da Congregação Redentorista: “Copiosa Apud Eum Redemptio” (trecho tirado do Salmo 130,7), que em português significa “No Senhor, encontra-se Copiosa Redenção”. No arco lateral, lê-se em latim o lema do Seminário Redentorista Santo Afonso: “Dies Impedere Pro Redemptis” (2Cor 12,15). Em português: “Gastar os dias para a felicidade dos Redimidos”.

Foto de: Thamara Gomes

Capela Seminário Santo Afonso

No espaço central azul, cercado pelos dois Arcos, vemos a imagem de Jesus Crucificado feita em mármore. É possível ver também outras três imagens de mármore: no centro, mais alto que os dois laterais, vemos a artística imagem de Nossa Senhora das Dores.

Nas laterais, localizamos um anjo esculpido em mármore, simbolizando Maria, irmã de Maria, mãe de Jesus, e Maria Madalena, reunindo, assim, as três mulheres que permaneceram perto da cruz (Jo 19,25).

Abaixo, vemos o Sacrário, morada de Cristo, vivo na Eucaristia. Vemos ainda sobre o Sacrário os cinco anjos de mármore, com suas asas recurvadas, formando uma cobertura para abrigar o Ostensório com Jesus Eucarístico.

Ao lado da porta do sacrário, coloca-se um anjo à esquerda e outro anjo à direita, ambos de mármore, guardando solenemente e piedosamente o Senhor Jesus, ali presente na Eucaristia.

Temos a mesa do altar para a celebração da Eucaristia e, abaixo da mesa está a imagem do Menino Jesus deitado na manjedoura (Lc 2,16). Vemos também, enfeitando todo o conjunto do altar, 50 colunas de mármore! Talvez possamos ver nessas colunas a multidão que somos nós, o povo de DEUS, caminhando sustentados pelo Bom Pastor, que está conosco dia e noite.

Foto de: Luiz Gustavo Souza Silva

Ordenação Diaconal no Seminário Santo Afonso (credito Luiz Gustavo Souza Silva)

Celebração de ordenação diaconal realizada no Seminário Santo Afonso.

 

Todo o conjunto do altar-mor foi planejado por nosso confrade, Pe. Izidro de Oliveira Santos, C.Ss.R. São 56 anos desde a inauguração deste abençoado Seminário. Centenas de jovens que moraram aqui puderam contemplar o Cristo vivo neste altar rico em simbolismo e, nessa contemplação, ver o que o Senhor queria deles.

 

Pe Magalhães, CSsR

 

Pe. Nazareth Magalhães, C.Ss.R,
para o Informativo da Província.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.