Redentoristas

Igreja São José em BH tem comemoração especial no ano dedicado ao Pai de Jesus

Escrito por Redentoristas

07 JAN 2021 - 09H57 (Atualizada em 07 JAN 2021 - 10H51)

Reprodução igreja_sao_jose_bh2 (Reprodução)

A Igreja de São José, que fica na Avenida Afonso Pena, no coração de Belo Horizonte, é um marco da cidade, com seus mais de 120 anos de história. Com a proclamação do Ano dedicado ao santo Pai de Jesus, a igreja irá oferecer aos devotos uma programação diversificada ao longo de todo ano.

As atividades vão ser lançadas oficialmente nas missas dos próximos dias 16 e 17 de janeiro. Entre as ações, a igreja distribuirá aos fiéis a carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, com a qual o Papa Francisco anunciou o ano jubilar em comemoração aos 150 anos da declaração de São José com Padroeiro da Igreja Universal. Os devotos vão receber o documento nos dias 13 e 14 de fevereiro.

O pároco, padre José Cláudio Teixeira, enfatiza que as comemorações vão acontecer de acordo com as medidas sanitárias e de segurança diante da pandemia.

“Estamos nos preparando para celebrar o ano de São José, mas tudo vai depender da pandemia do novo coronavírus. Se não houver condições de serem presenciais, as atividades chegarão aos fiéis no modo on-line. São José é um santo muito querido. Neste ano em que as famílias enfrentam tantas dificuldades, celebramos o Coração de pai”.

Saiba mais sobre a Igreja São José

Reprodução
Reprodução


A igreja está sob a responsabilidade dos
Missionários Redentoristas da Província do Rio desde a sua fundação em 1900. No ano de 2020, foram celebradas atividades em virtude da comemoração dos 120 anos de fundação. Com o novo ano jubilar, as comemorações dão continuidade ao espírito celebrativo. 

Leia MaisIgreja São José dirigida por redentoristas é marco da religiosidade na capital mineiraA vocação de São José segundo o Papa FranciscoA figura de São José é exaltada na igreja em oito quadros, que ficam junto ao forro da nave central. Neles é retratada a vida de São José, desde o seu compromisso com Maria, até a sua morte, passando pelo nascimento de Jesus Cristo, a apresentação no templo, a fuga para o Egito, o encontro de Jesus no templo e a sua profissão de carpinteiro.

A obra da igreja contou com a participação dos padres redentoristas holandeses, que chegaram ao estado em 1893.

Entre os nomes que ficaram para a história, temos o Irmão Gregório Mulders, C.Ss.R., que foi o construtor responsável, e o Irmão Verenfrido Vogels, C.Ss.R., responsável pelo projeto e execução das escadarias. O irmão Gregório também foi responsável pela construção do convento dos religiosos. Já as pinturas são obra do artista alemão Guilherme Schumacher e o projeto arquitetônico de Edgar Nascentes Coelho, nome conhecido na capital mineira por inúmeras obras.

Fonte: Com informações da Província do Rio.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.