Por Redentoristas Em Missionários Atualizada em 05 JUL 2021 - 08H54

Padre José Oscar Brandão - In memoriam

A12
A12


BIOGRAFIA

NOME COMPLETO: José Oscar Brandão

NASCIMENTO: 15 de agosto de 1926, Mogi Mirim - SP.

FALECIMENTO: 28 de maio de 2021, Aparecida - SP 

PAIS: José Brandão e Maria Rahal Brandão

PROFISSÃO TEMPORÁRIA: 02.02.1945

PROFISSÃO PERPÉTUA: 02.02.1948

ORDENAÇÃO PREBISTERAL: 23.07.1950

BISPO ORDENANTE: Dom José Carlos de Aguirre, Bispo de Sorocaba - SP


ESTUDOS REALIZADOS (CAPACITAÇÃO PASTORAL, PROFISSIONAL OU ARTÍSTICA) A PARTIR DO II GRAU:

- Entrou para o Seminário Santo Afonso no dia 25.05.1937, onde terminou o curso em dezembro de 1943.

- Fez o Noviciado em Pindamonhangaba durante o ano de 1944, onde fez a Profissão Religiosa na C.SS.R. no dia 02.02.1945

- Os estudos de Filosofia e Teologia se realizaram em Tietê SP, no Seminário Santa Teresinha, onde fez a Profissão Perpétua no dia 02.02.1948.

- Foi Ordenado Sacerdote a 23.07.1950, em Tietê SP, por Dom José Carlos de Aguirre, Bispo de Sorocaba SP.


COMUNIDADES ONDE VIVEU E CARGOS JÁ EXERCIDOS:

- Começando sua Vida Apostólica como professor e Prefeito no Seminário Santo Afonso, em Aparecida SP. Em 1953, morou na Penha, em São Paulo, como Estudante Universitário. Em 1954, passou para o Jardim Paulistano, continuando seus estudos universitários.

- Em 1955, foi transferido para Porto Alegre RS, como auxiliar nas Missões. Em junho de 1955, voltou parta Aparecida como formador no recém-criado Pré-Seminário da Pedrinha, em Aparecida, onde ficou até dezembro de 1955. Em 1956, atuou como professor no Seminário Santo Afonso.

- De 1957 a 1961 foi diretor, professor e superior do Pré-Seminário da Pedrinha, em Aparecida. Em 1962, foi nomeado Diretor do Seminário Santo Afonso, em Aparecida.

- No primeiro semestre de 1965, fez o Segundo Noviciado, no Jardim Paulistano, em São Paulo, preparando-se para as Missões Populares. No segundo semestre começou sua vida de Missionário, morando em São João da Boa Vista.

- Em agosto de 1967 viajou para a Europa, onde, em Bruxelas, na Bélgica, cursou o Lumen Vitae. Voltando da Bélgica, continuou em São João da Boa Vista, nas Missões.

- Em junho de 1976 foi transferido para a Comunidade das Comunicações, em Aparecida, para trabalhar na Editora Santuário. Em 1980, passou para a Comunidade da Basílica, no trabalho pastoral com os romeiros.

- Em 1981 voltou para a Comunidade das Comunicações, para trabalhar na Rádio Aparecida. Em 1988, foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Aparecida.

- Em 1997, foi transferido para Tietê-SP, para o trabalho pastoral na Igreja de Santa Teresinha.

- Em 2003, retornou para Aparecida, e residiu sucessivamente no Seminário Santo Afonso, Seminário Nossa Senhora Aparecida e Comunidade Padre Gebardo, para trabalhos pastorais esporádicos, principalmente como auxiliar da pastoral das Confissões do Santuário. Há alguns anos reside na Comunidade do Santuário de Aparecida e não tem mais contato com o povo, devido a doenças relacionadas ao envelhecimento. 


Padre Brandão

Nota do padre Alberto Pasquoto, secretário provincial, na ocasião da morte do missionário, no dia 28 de maio de 2021: 

Padre Brandão foi um exemplo de vida missionária: formador dedicado, pregador zeloso, confrade alegre, educado e comunicativo, escritor de vários artigos em diversos periódicos, anunciador das glórias de Maria pela Rádio Aparecida, confessor paciente e orientador espiritual de muitas pessoas, incentivador das vocações pela oração e aconselhamento. 

No fim da vida, carregou com paciência e amor a cruz da idade avançada, da deficiência visual e auditiva e da doença do Alzheimer.

Realizou em sua vida o projeto proposto nas Constituições Redentoristas, que o missionário deve ser “forte na fé, alegre na esperança, fervoroso na caridade, inflamado no zelo, humilde e sempre dado à oração”

Residindo em Aparecida por muitos anos, em suas anotações deixou escrito:

“Aqui ficarei até que Deus permita o contrário... Apesar de minhas falhas e pecados, estou muito contente de ser padre, redentorista, missionário de Nossa Senhora Aparecida. Quero morrer fiel à minha vocação cristã e redentorista. Assim seja!”

No dia 28 de maio de 2021, Deus o chamou, da comunidade redentorista do Convento do Santuário de Aparecidapara viver eternamente na companhia do Pai amoroso, do Filho Redentor e do Espírito Santificador, com a Virgem Maria, São José, os santos, beatos e mártires redentoristas, que certamente fizeram um coro para o acolher cantando: “Vem servo bom e fiel!”.

No dia 29, sábado, no altar central do Santuário, com transmissão pela Rádio e TV Aparecida, foi rezada missa de corpo presente em Ação de Graças pela vida do Pe. Brandão. Cerca de 60 confrades participaram para agradecer e se despedir do Pe. Brandão. O Santuário estava repleto de fiéis, que também agradeciam e clamavam: “Descanse em paz, Pe. Brandão!”

Em seguida, o corpo foi levado ao Cemitério Municipal de Aparecida, onde o confrade aguarda o ditoso dia da Ressurreição. Com Deus para sempre, Pe. José Oscar Brandão, e do céu rogue por nós! 


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Missionários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...