Por Pe. José Anchieta e Pe. Inácio Medeiros Em Notícias

A Missão Redentorista em Iacri: É tempo de semear

 

Paroquia São Luiz Gonzaga em Iacri

Paróquia São Luiz Gonzaga, em Iacri (SP),
acolhe terceira fase da missão 
de 19 a 30 de março.  

O município de Iacri distante 550 quilômetros da capital paulista, tem uma área de 324 quilômetros quadrados e uma população estimada de 6,6 mil habitantes. Basicamente o município vive da cultura da cana de açúcar e do café, mas como se localiza a 80 quilômetros da cidade de Marília, que também é a sede da diocese, gravita ao redor desta cidade, sobretudo, naquilo que diz respeito à saúde, comércio e educação superior.

Em Iacri está assentada, desde 1940, a Paróquia dedicada a São Luiz Gonzaga, coordenada pelo seu pároco, padre Rafael Octávio Garcia, que está recebendo a graça das Santas Missões Redentoristas neste ano de 2014. Pela primeira vez na história, a cidade e todas as suas 7 comunidades urbanas e 5 comunidades rurais estão vivendo esta graça extraordinária.

O pároco disse que neste ano está tendo três grandes alegrias: “A celebração dos seus 25 anos de sacerdócio, seus 8 anos à frente da paróquia e agora, a realização das Santas Missões Redentoristas”.

 

"Os cinco setores formados para a missão não possuem capela. As missas acontecem nas casas das famílias. Oportunizando um momento especial de graça e conversão". 

Para um melhor atendimento pastoral, a paróquia é dividida em 5 grandes setores: setor São Mateu, setor São Marcos, setor São Lucas, setor São João e setor Nossa Senhora das Graças. Nenhum destes setores possui capela, por isso as missas e outras celebrações acontecem nas residências das famílias, o que provoca uma maior proximidade do padre com o povo das comunidades e dos setores.

Segundo o pároco, Pe. Rafael “as Missões Redentoristas ajudam a todos a tomar consciência de sua vocação de discípulos missionários, sentindo de forma mais intensa o envio missionário que o Senhor nos faz”. 

Crianças durante a missão redentorista em Iacri

Fase por fase, a ação missionária vai se desenrolando...

A Ação Missionária Redentorista já é bem conhecida de todos e acontece através de fases consecutivas que vão se sucedendo tendo uma duração média de quatro meses. Em Iacri, teve início no dia 4 de dezembro de 2013, dia em que a missionária, Irmã Elizete Pereira Barbosa, das Mensageiras do Amor Divino, foi apresentada às comunidades para começar os trabalhos de organização das missões.

Missão da Visitação: Aconteceu de 5 de dezembro de 2013 a 10 de fevereiro de 2014, e nesse período foi realizado o levantamento sócio-religioso da paróquia e a visita às comunidades e setores para o mútuo conhecimento. Nesse período foram estabelecidos ainda os 31 grupos de evangelização (os setores missionários) rurais e urbanos, dentro daqueles cinco grandes setores.

Dia de Formação e Missão nas Famílias: De 12 a 15 de fevereiro de 2014 aconteceu a Pré-Missão, realizada pelos missionários redentoristas, padre Anchieta e padre Werner, com a visita e celebração em todos os setores e comunidades. No dia 16, na parte da manhã, foi realizado um encontro de formação com os Animadores e Auxiliares dos Grupos de Evangelização. A participação nesta manhã de formação esteve a contento e o povo respondeu bem ao apelo missionário, sendo esse momento de fundamental importância na preparação da segunda fase, chamada de Missão nas Famílias.

Entre os dias 17 de fevereiro e 18 de março de 2014, aconteceu a Missão nas Famílias quando os 31 Grupos de Evangelização percorreram as famílias levando a Palavra de Deus, incentivando a oração e a participação na vida de comunidade.

Outdoor em Iacri convida para as missõesTempo Forte de Evangelização: Por fim, a Terceira Fase da Missão está acontecendo agora. A abertura aconteceu no dia 19 de março e o encerramento com o início da Quarta Fase (Perseverança Missionária), está marcado para as 8h30, do dia 30 de março.

Missão nas Comunidades:

De 19 a 28: Visita Missionária e atividades nas comunidades rurais
De 19 a 24: Missão na Comunidade Nossa Senhora das Graças e São João
De 25 a 29: Missão nas Comunidades São Lucas e São Mateus
De 19 a 30: Missão nas Comunidades Matriz e São Marcos

 

Pe. José Anchieta Tavares, C.Ss.R.
Coordenador das Missões em Iacri

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. 
Equipe de Comunicação

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Anchieta e Pe. Inácio Medeiros, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.