Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Ação Missionária ajuda paróquia mineira a celebrar suas bodas de prata

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Divinópolis (MG) no seu ano jubilar realizou entre os dias 11 e 19 de junho uma Semana Missionária Vocacional, animada pelos missionários redentoristas da Província do Rio de Janeiro, que tem presença forte também nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. 

No total, uma equipe formada por 31 missionários, contando inclusive com a presença do Pe. Américo Oliveira, Superior Provincial, atendeu as 10 comunidades da paróquia, com uma equipe de 3 missionários em cada comunidade e outros 4 no Santuário de Nossa Senhora Aparecida que é a matriz da paróquia.

 

Esta paróquia foi criada pelo então bispo diocesano, Dom José Belvino, em 15 de agosto de 1991. Portanto, nesse ano de 2016, celebram-se os 25 anos de sua existência.

Foram pensadas várias atividades pastorais e celebrativas com a finalidade de marcar bem esse tempo de graça que Deus concede à comunidade paroquial, sendo que entre estas atividades ganhou projeção a celebração da Semana Missionária, coordenada pelo Padre Alfredo Viana Avelar, CSsR.

Para o padre Marcelo Luiz Caixeta, atual pároco e reitor do Santuário “a Semana Missionária vem recordar a razão primeira da existência da Igreja que é a de levar, aos quatro cantos do mundo, a Boa Nova anunciada por Jesus, mediante o anúncio, o serviço, o diálogo e o testemunho”. Conforme ele nos contou “a missão da Igreja está associada diretamente à missão do Cristo, promovendo a salvação dos homens e mulheres de todos os tempos e de todos os lugares”.

Padre Marcelo afirma que o despertar desta consciência missionária na Igreja vai de encontro ao desejo do Papa Francisco que “insistentemente tem explicitado o seu desejo de uma Igreja fiel à sua vocação, sendo toda ela missionária”.

Na ocasião do Jubileu de Prata, pensou-se a Semana Missionária “como uma maneira de reacender a chama da fé batismal, que faz do homem um filho de Deus e filho da Igreja, gerado na fonte batismal; educado e alimentado na Mesa da Palavra e da Eucaristia” concluiu ele.

O que se viu nas dez comunidades foi um verdadeiro avivamento da fé e da alegria. A participação festiva e maciça dos fiéis nas atividades propostas bem como o entusiasmo dos missionários redentoristas - padres e seminaristas -, das religiosas e leigas fizeram vislumbrar a ação do Espírito de Deus, protagonista da missão.

Como acontece também em paróquias e comunidades missionadas pelos redentoristas em outras partes do Brasil, a presença dos missionários contribui na recordação da identidade original da Igreja, encorajando a todos no compromisso com a Notícia Boa anunciada por Jesus.

A missa de encerramento da Semana Missionária com o reenvio missionário aconteceu no domingo, 19, às 19h30, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.  

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
das Santas Missões

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.