Por Fran Braz Em Notícias

Compreendendo uma missão a partir da experiência realizada em Guarulhos

CAMINHADA PARA A SEGUNDA FASE: MISSÃO NAS FAMÍLIAS!

Com a volta dos Missionários Redentoristas à paróquia que está sendo missionada para a realização da visita às comunidades e realização do Dia de Formação dos Evangelizadores Leigos tem início à Segunda Fase das Missões Redentoristas. Desta vez, além da Irmã Missionária que já estava na paróquia, alguns missionários visitam todas as comunidades para terminar o processo de organização da Missão nas Famílias, para instruir os Missionários Leigos de cada comunidade no novo tempo que está para começar.

Neste dia, numa Celebração Eucarística todos os coordenadores e auxiliares de setor, que estiveram durante o período da Primeira Fase visitando às famílias e desenvolvendo o trabalho de pesquisa sócio-demográfica se fazem presentes e são enviados em missão.

Aproveitando a liturgia de uma celebração especial contida no Missal Missionário ou da liturgia do dia, o missionário coordenador destaca a alegria de quem se coloca a serviço do anúncio do Evangelho: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” (Mc 9, 35). Além disso, motiva-se os fiéis para que estejam abertos e acolham o “tempo de graça” que é a missão: “E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou” (Mc 9, 37).

Ao final da celebração todos os coordenadores e auxiliares de setor são convidados a irem até o altar, conduzindo o pequeno andor de Nossa Senhora Aparecida ou a capelinha de seu grupo.

 

Três pontos principais são sempre abordados na visita dos missionários: a missão da Igreja, a conversão e a ação missionária dos leigos. 

Em geral, as missas do final de semana são presididas pelos missionários redentoristas que motivam os paroquianos a participar da tarde de formação e do tempo da Missão nas Famílias. Nesta hora, os envolvidos na missão (coordenadores, auxiliares e pessoas que se sentiram tocadas em ajudar) se reúnem para conhecer os próximos passos a serem dados.

Três pontos principais são sempre abordados na visita dos missionários: a missão da Igreja, a conversão e a ação missionária dos leigos. Fundamentados na Palavra de Deus, nos documentos da Igreja e na exortação apostólica do Papa Francisco “Alegria do Evangelho”, os missionários direcionam os trabalhos durante o encontro, explicando como deve ser utilizado os subsídios da missão como o livreto “Missão nas Famílias” que é fundamental na Segunda Fase da missão.

Encerrando o Dia de Formação, o pároco e demais missionários celebram a Missa de Envio dos missionários leigos. Na homilia desta missa sempre se destaca que é preciso enfrentar com fé as dificuldades da missão, e que não se pode parar nos primeiros obstáculos encontrados ou naquelas pessoas que acreditam que a missão não dará certo: “Missão é cruz, é sacrifício. É preciso 'gastar' a vida para anunciar o Evangelho”.

No final da celebração, todos os presentes recebem o distintivo da Missão Redentorista e os andores ou capelinha de cada setor são abençoados.

Desta forma começa com alegria e animação a Segunda Fase das Missões que acontece em todos os Setores Missionários espalhados pelas ruas, bairros e comunidades, mesmo aqueles mais distantes da sede da paróquia. A cada dia, a oração nas casas das famílias católicas ou aquelas que desejarem vai motivando, integrando as pessoas e criando um novo espírito na paróquia.

A Segunda Fase faz com que aconteça o bonito dinamismo das missões que é: “famílias evangelizando famílias”. São ao menos 31 dias consecutivos de oração, até o início da Terceira Fase.

Fran Braz
Pastoral da Comunicação
Paróquia Santo Antônio – Guarulhos (SP)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fran Braz, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.