Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Dinamismo marca atuação da Equipe Missionária de Salvador

Como é sabido de todos aqueles que acompanham as notícias missionárias na página das Santas Missões no portal A12.com, os missionários redentoristas estão presentes em todo o Brasil, organizados em 09 unidades distintas, sendo 05 províncias autônomas e 04 Vice-Províncias. Todas estas unidades têm como foco de ação o trabalho pastoral missionário, sendo que a forma mais tradicional e mais conhecida de sua atuação é a pregação das Santas Missões.

Algumas províncias redentoristas, como a de São Paulo, tem as suas equipes missionárias fixas, com padres e irmãos liberados exclusivamente para esta forma de Pastoral Extraordinária, realizando a pregação das missões em todo o ano, seguindo um Calendário Missionário pré-estabelecido. Outras províncias têm suas equipes que pregam missões de forma ocasional e esporádica, mais nenhuma delas deixa de atuar missionariamente, seguindo os passos de Santo Afonso, nosso fundador. Entre essas equipes, a Equipe Missionária de Salvador, da Vice-Província da Bahia. 

Foto de: reprodução. 

Santuario do Bom Jesus da Lapa na Bahia

Do Santuário do Bom Jesus da Lapa, os religiosos são enviados em missão. 

 

A Equipe Missionária 

Desde que os missionários redentoristas poloneses chegaram ao Brasil em 1972, chamados pelo Superior Geral de então, para assumir os cuidados pastorais do Santuário do Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia, também constituíram uma Equipe Missionária que, como as equipes da Província de São Paulo, também é exclusivamente dedicada à pregação das missões, recebendo o reforço de confrades que atuam em outras frentes pastorais quando da pregação das grandes missões.

Na Vice-Província da Bahia, cada redentorista deve pregar ao menos uma missão por ano.

Foto de: arquivo provincial. 

Celebração de Envio Missionário na Vice-Província da Bahia

Nenhuma província deixa de atuar
missionariamente, seguindo os passos
de Santo Afonso, nosso fundador. 

Hoje a equipe é formada por 03 missionários liberados e sua coordenação está com o Pe. Adão Mazur. Ao longo deste ano de 2016 os missionários da Bahia, que tem a sua sede no Centro Missionário de Salvador, estão desenvolvendo um intenso programa de ação missionária.  

Missões de 2016

Nos primeiros dias deste mês de abril os missionários estão realizando as Escolas Missionárias de Formação das lideranças leigas em Potiraguá e em Crisópolis (BA). Entre os dias 21 de abril e 22 de maio vai acontecer a 3ª Fase das Missões, como tempo forte de evangelização no município de Espinosa, com seus 31 mil habitantes, localizado na região norte de Minas Gerais, quase na divisa com a Bahia.

De 29 de maio a 05 de junho será a vez da cidade de Montanha, ES, que já foi missionada em 2015, receber o tempo de Renovação das Missões. Entre os dias 11 e 19 de junho a equipe missionária estará novamente em Minas Gerais, para evangelizar uma das paróquias da cidade de Divinópolis.

Entre os dias 14 de julho e 17 de agosto toda a atenção da equipe estará voltada para o Santuário da Lapa, integrando a equipe que atende os milhares de peregrinos que visitam aquele santuário. Nos meses de julho a outubro é muito forte o movimento dos peregrinos que visitam a Lapa do Bom Jesus. 

Para viver e crescer em comunidade 

Igreja de Potiraguá na Bahia, terra de missão.
Igreja de Potiraguá, na Bahia, que recebe as Santas Missões neste ano. 

No mês de agosto, entre os dias 18 e 28 todos os missionários estarão em Trindade, GO, integrando a equipe missionária que evangelizará as suas dezenas de comunidades na grande Missão Interprovincial. Depois disso, a equipe retorna a Bom Jesus da Lapa, e durante os meses de setembro e outubro lá estará atuando no atendimento pastoral do povo que visita o santuário, vindos de vários estados do centro e do nordeste do Brasil. Mas, nos dias 14 a 16 de outubro realizam a Pré-Missão de Potiraguá (BA).

No mês de novembro as atividades missionárias itinerantes serão retomadas com a Pós-Missão realizada na cidade de Janaúba, município localizado no Cerrado Mineiro, com os seus 66 mil habitantes, entre os dias 01 e 06 de novembro. Como atividades missionárias terão ainda a realização da Escola Missionária para a formação das lideranças leigas em Biritinga (BA) e a 3ª Fase das Missões em Potiraguá, pequeno município de quase 10 mil habitantes na região sul do estado da Bahia, entre os dias 17 e 27 de novembro.

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.